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Patente do SENAI Ceará pode revolucionar trânsito urbano

Dispositivo reduz congestionamentos e impactos ambientais

Dispositivo de gerenciamento de tráfego.
(Foto: Mikechie Esparagoza/Pexels)

O SENAI Ceará obteve uma patente inovadora que promete revolucionar a gestão do tráfego urbano. Desenvolvido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição, o dispositivo eletrônico, integrado a semáforos, captura imagens em tempo real, monitora e conta veículos nas vias. Este dispositivo de gerenciamento de tráfego visa otimizar o fluxo de veículos, reduzindo congestionamentos e os impactos ambientais associados.

Dispositivo de gerenciamento de tráfego

O dispositivo patenteado pelo SENAI Ceará é uma solução tecnológica que busca melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover a sustentabilidade urbana. Segundo Roberta Saldanha Alves, bolsista do NIT, “o trabalho é resultado de um esforço responsável e cuidadoso na gestão da inovação, evidenciando o compromisso contínuo com o desenvolvimento tecnológico e a busca por soluções que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente”.

Impactos e Benefícios

A inovação do SENAI Ceará demonstra a capacidade tecnológica da instituição. Além disso, está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

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“Essa conquista reforça o compromisso do SENAI/CE como uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) relevante para a indústria no Ceará”, destaca Roberta.

Contexto Nacional

O problema de congestionamento é significativo no Brasil, com cidades como São Paulo, Recife e Curitiba liderando os rankings de pior trânsito. São Paulo ocupa o primeiro lugar no Brasil, com motoristas gastando em média 23 minutos para percorrer 10 quilômetros em 2023, um aumento de 50 segundos em relação ao ano anterior. Recife surpreende ao aparecer em segundo lugar no Brasil e 36° no mundo, com motoristas gastando 22 minutos e 40 segundos para a mesma distância.

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Curitiba também enfrenta sérios desafios de tráfego, ocupando a terceira posição no Brasil e a 38ª no mundo. Em 2023, os curitibanos gastaram 22 minutos e 20 segundos para percorrer 10 quilômetros, perdendo em média 94 horas no trânsito ao longo do ano.

Desafios e Soluções

A tecnologia desenvolvida pelo SENAI Ceará pode ser uma solução eficaz para cidades brasileiras que enfrentam congestionamentos severos. O dispositivo pode fornecer dados precisos sobre o tráfego, ajudando na implementação de políticas públicas mais eficientes para a mobilidade urbana.

Abaixo, o tempo médio gasto em 2023 para percorrer 10 km nas cidades com os piores trânsitos no Brasil:

Cidade Tempo 10km percorridos (média) Diferença para 2022 Tempo gasto trânsito 2023
São Paulo 23 min + 50s 105 horas
Recife 22m40s – 10s 116 horas
Curitiba 22m20s + 20s 94 horas
B. Horizonte 22m10s + 10s 109 horas
Fortaleza 21m10s – 20s 92 horas
Porto Alegre 20m40s + 20s 100 horas
Rio de Janeiro 18m50s + 20s 81 horas
Salvador 17 min – 20s 67 horas
Brasília 13m10s + 20s 40 horas

 

A inovação do SENAI Ceará com o dispositivo de gerenciamento de tráfego é um passo importante. Ele busca soluções inteligentes para os problemas de mobilidade urbana. Além disso, foca em soluções sustentáveis. Com sua aplicação, espera-se uma melhoria na qualidade de vida nas grandes cidades brasileiras, reduzindo os tempos de deslocamento e os impactos ambientais dos congestionamentos.

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