Os investimentos em infraestrutura no Brasil estão previstos para alcançar R$ 215,83 bilhões em 2024. Isso representa um aumento de 11% em comparação a 2023, que os investimentos foram de R$ 185,48 bilhões, conforme relatado pela consultoria Inter.B na 23ª Carta de Infraestrutura. Mesmo com este aumento, o total de investimentos representará apenas 1,87% do PIB, valor ainda abaixo dos 2% considerados ideais para uma modernização completa.
Em 2023, o Brasil registrou um crescimento econômico de 2,9%, atingindo um PIB de R$ 10,9 bilhões. Esse resultado coloca o Brasil como a nona maior economia do mundo. O crescimento foi impulsionado principalmente pela agropecuária, que aumentou 15,1%. A indústria também contribuiu com um aumento de 1,6%. O setor de serviços cresceu 2,4%. O setor de transportes também acompanhou esse crescimento, registrando um aumento de 2,6% em relação ao ano anterior.
Setor de Transportes
Raquel Serini, economista do Instituto Paulista de Transporte Cargas (IPTC), destacou em recente entrevista que a safra recorde de grãos e o aumento das compras online foram fundamentais para o desempenho do setor de transportes. “A safra recorde exigiu um escoamento eficiente, e a mudança para compras online desde a pandemia ajudou a manter o setor de transportes aquecido”, explicou Raquel.
![fiec](https://economicnewsbrasil.com.br/wp-content/uploads/2024/07/fiec.jpg)
![ANFAC](https://economicnewsbrasil.com.br/wp-content/uploads/2024/07/ANFAC.jpg)
![logopinev2](https://economicnewsbrasil.com.br/wp-content/uploads/2024/07/logopinev2-1.jpg)
Desafios e Perspectivas
As expectativas para o setor de transportes em 2024 são desafiadoras. Problemas climáticos e a redução do investimento governamental podem impactar negativamente o crescimento. “A previsão de uma safra menor devido a enchentes no Sul do país e a diminuição dos investimentos governamentais são preocupantes”, destacou Raquel.
Leia Também:
Os investimentos em transportes, incluindo mobilidade urbana, devem atingir R$ 75,34 bilhões ou 0,65% do PIB nominal em 2024, segundo a consultoria Inter.B. No entanto, o setor necessita de cerca de 2% do PIB para sua modernização, com 0,2-0,3% do PIB sendo direcionados à mobilidade urbana.
Análise de Especialistas
Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes, mencionou em uma entrevista à MundoLogística que os altos gastos públicos e questões político-partidárias são barreiras significativas para os investimentos necessários.
“A máquina estatal consome quase todo o orçamento da União, deixando pouca margem para investimentos. Além disso, projetos de grande porte em infraestrutura ultrapassam mandatos, necessitando de um plano contínuo e apartidário”, explicou Quintella.
Ministério dos Transportes
No início deste ano, Renan Filho, ministro dos Transportes, anunciou que o governo pretende investir entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões em melhorias de ferrovias e rodovias até 2026. Em 2024, estão previstos cerca de 60 novos projetos rodoviários e 13 leilões de concessão de rodovias, com a expectativa de atrair aproximadamente R$ 122 bilhões em investimentos privados.
Crescimento 2024
Embora as previsões de crescimento para 2024 no Brasil sejam desafiadoras, o setor de transportes tem demonstrado uma resiliência notável, superando coletivamente os problemas que afetam tanto a demanda por serviços quanto a logística operacional.
Os investimentos em infraestrutura no Brasil são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país. Com um planejamento adequado e investimentos contínuos, é possível superar os desafios e garantir um crescimento sustentável para o setor.
Modernização da Infraestrutura Norte-Americana
Os principais desafios para a modernização da infraestrutura dos EUA incluem o longo prazo dos investimentos em comparação com setores como tecnologia e finanças, além de possíveis mudanças nos benefícios tributários para projetos de construção de novas fábricas nos próximos governos.
O BTG Pactual destacou, em um relatório divulgado em maio, o significativo potencial de investimentos federais previstos para os próximos anos. Um dos focos principais é o Infrastructure Investment and Jobs Act, que autoriza US$ 1,2 trilhão pelo governo norte-americano. Esse montante visa recuperar setores essenciais da economia, como pontes, rodovias, energia e ferrovias.
“Realmente os investimentos em infraestrutura no Brasil são de suma importância para o desenvolvimento sustentável do país. O aumento de 11% previsto para 2024 é um passo importante, mas ainda estamos abaixo do ideal de 2% do PIB. É necessário um planejamento contínuo e apartidário para superar desafios como a escassez de recursos e a necessidade de modernização, especialmente no setor de transportes. Com uma abordagem estratégica, o país poderá garantir melhorias duradouras para nossa economia”, comentou Jackson Pereira Jr., articulista de negócios e CEO do Economic News Brasil.