O Banco Central do Brasil e o Conselho Monetário Nacional aprovaram novas regras que permitirão o pagamento por aproximação usando o PIX. As mudanças estarão disponíveis a partir de fevereiro de 2025, facilitando a vida dos consumidores que realizam compras online.
Datas Importantes:
- 31 de julho de 2024: Publicação das normas de pagamento sem redirecionamento.
- 14 de novembro de 2024: Início dos testes em produção.
- 28 de fevereiro de 2025: Lançamento oficial para o público.
Além do PIX por aproximação, as novas regras permitirão que os clientes não precisem sair do ambiente de compras online para concluir seus pagamentos. Em julho, o Banco Central deve publicar normas mais detalhadas, e as instituições financeiras começarão a testar as novas funcionalidades em novembro.
Leia também: Aumento do dólar pressiona inflação e consumo familiar
Janaína Pimenta Attie, chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, destacou que as mudanças buscam simplificar a experiência do usuário e aumentar a segurança dos processos, especialmente na identificação dos clientes.
Objetivos das Novas Regras:
- Simplificar a jornada de iniciação de pagamentos com PIX.
- Ampliar a participação de instituições no Open Finance.
- Estabelecer uma estrutura definitiva de governança para o Open Finance.
Com essas mudanças, o Banco Central espera que 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional possam se beneficiar do Open Finance, que já traz vantagens como agregadores financeiros, ofertas de crédito mais barato e maior facilidade na portabilidade de crédito e salário.
A estrutura de governança definitiva do Open Finance, aprovada pelo Banco Central, terá personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias, acelerando o desenvolvimento do sistema.
A introdução do PIX por aproximação é mais um passo importante na evolução dos sistemas de pagamento no Brasil. Com a simplificação dos processos e a ampliação da segurança, o Banco Central espera melhorar significativamente a experiência dos usuários.