A farmacêutica EMS adquiriu a startup Vitamine-se, uma empresa brasileira que combina inteligência de dados e suplementos para oferecer uma nutrição personalizada, de acordo com objetivos, necessidades e estilo de vida de cada pessoa. A aquisição representa uma aposta da EMS em uma categoria em crescimento, marcando uma nova fase estratégica para a empresa.
Vitamine-se e sua trajetória de crescimento
Com apenas três anos de existência, a Vitamine-se alcançou números expressivos. Em 2023, a empresa chegou a mais de 5 mil drogarias, enquanto no ano anterior mantinha presença em cerca de 300. No mesmo período, a startup também expandiu para diversos canais alimentares pelo país, contando atualmente com cerca de 30 produtos em seu portfólio. Entre os mais vendidos estão a vitamina B12, Dk3+k2 para saúde dos ossos e colágeno para a pele.
Aumento da presença no mercado
A EMS, maior farmacêutica do Brasil, é conhecida pela fabricação de genéricos. No ano passado, saltou da 24ª para a oitava posição no ranking de anunciantes, com um investimento em publicidade que aumentou de R$ 422 milhões para R$ 798 milhões. Neste ano, a previsão é de ultrapassar R$ 1 bilhão, colocando a empresa entre os três maiores anunciantes do país.
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Novo líder de marketing
Com a compra, Augusto Cruz Neto, fundador da Vitamine-se, assume a estratégia de marketing das marcas da EMS. Cruz, que já passou pela Lew Lara e fundou sua própria agência de publicidade, traz uma vasta experiência em branding e marketing. “Estou muito feliz com esse reconhecimento e a maturidade da marca. A EMS é uma grande indústria, líder do setor, e essa integração de portfólio é ideal para alavancar os resultados, aumentando a penetração dessa categoria no mercado brasileiro”, afirmou o empresário.
História e inovação da EMS
Fundada em 1964, a EMS é uma multinacional brasileira com forte atuação na fabricação de medicamentos genéricos. Desde 2007, a empresa lidera o mercado farmacêutico brasileiro em faturamento e unidades comercializadas. Com duas unidades de produção em São Bernardo do Campo e Hortolândia, a EMS possui um complexo industrial moderno, incluindo um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).
Parceria estratégica
Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, destacou a importância da aquisição. “A EMS vai disputar a liderança dessa categoria no Brasil e a Vitamine-se é uma marca estratégica para concretizarmos mais rapidamente esse objetivo,” disse Sanchez. A negociação representa um salto na história da Vitamine-se, com grandes oportunidades de expansão.