Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Mudanças no Itaú Unibanco: Gabriel Moura assume como CFO

Gabriel Moura será o novo Diretor de Finanças do Itaú Unibanco, substituindo Alexsandro Broedel Lopes.
Gabriel Moura novo CFO Itaú Unibanco.
Gabriel Moura novo CFO Itaú Unibanco.

Gabriel Amado de Moura, atual CEO do Banco Itaú Chile, foi nomeado Diretor de Finanças (CFO) do Itaú Unibanco. A mudança foi anunciada pelo banco após o fechamento do mercado nesta sexta-feira, (05/07).

Com uma carreira construida dentro do Itaú Unibanco, Gabriel ingressou na instituição em 2000 e acumulou experiência liderando equipes e projetos em diversas áreas, como Asset Management, Fusões e Aquisições, Investimentos, Riscos e Finanças. Ele se tornou sócio do Itaú Unibanco em 2011 e, em 2016, assumiu o cargo de CFO no Itaú Chile, onde mais tarde foi promovido a CEO em 2020.

Substituição de Alexsandro Broedel Lopes

O banqueiro substituirá Alexsandro Broedel Lopes, que decidiu deixar a organização para buscar novos desafios internacionais, conforme destacado pelo Itaú.

Gabriel Moura como CFO do Itaú, também passará a integrar o Comitê Executivo da instituição, reforçando sua atuação dentro da instituição.

Outras Mudanças

André Carvalho Whyte Gailey, atual CEO do Banco Itaú Uruguai, será o novo CEO do Banco Itaú Chile. Agustin Tafernaberry Elorza assumirá a posição de CEO no Itaú Uruguai. O Itaú comunicou que o processo de transição será imediato, com conclusão prevista para 1º de outubro, sujeita às aprovações regulatórias necessárias.

Leia Também:

Gabriel Moura: Trajetória Profissional

Experiência no Itaú Chile

  • Chief Executive Officer: Jan de 2020 – Jul 2024 (4 anos e 7 meses)
  • Chief Financial Officer: Abr de 2016 – Jan de 2020 (3 anos e 10 meses)

Experiência no Itaú Unibanco

  • Chief Risk Officer – Wealth Management: Abr de 2013 – Abr de 2016
  • Chief Investment Officer – Institutional Investments: Nov de 2008 – Abr de 2016
  • Vice President Proprietary M&A and Investments: Out de 2000 – Nov de 2008

Outras Experiências Profissionais

  • Head of Fixed Income – Investment Management (Banco Bilbao Vizcaya Argentaria): Jul de 1999 – Out de 2000
  • Portfolio Manager (Itau Bankers Trust): Nov de 1996 – Jul de 1999

Responsabilidades do CFO

O Diretor Financeiro (CFO) é o profissional de finanças de mais alto nível em uma organização e é responsável pela saúde financeira da empresa. Suas responsabilidades incluem conformidade regulatória, orçamento, gerenciamento de fluxo de caixa, planejamento e análise financeira (FP&A), modelagem de cenários, e assessoria ao CEO sobre possíveis objetivos de fusões e aquisições (M&A), além de planejamento de ofertas públicas iniciais (IPOs) e obtenção de financiamento por dívida ou capital próprio.

Leia Também:

Além dessas funções, o CFO desempenha um papel vital na comunicação dos resultados financeiros aos stakeholders, incluindo sócios, acionistas e conselhos administrativos. Sua visão estratégica é crucial para a alocação eficaz de recursos e para garantir operações rentáveis.

Importância Estratégica do CFO

O CFO define e implementa estratégias financeiras que direcionam todas as operações de negócios. Isso inclui a administração de ativos e passivos, a otimização da estrutura de capital e a maximização da eficiência operacional através de um gerenciamento financeiro robusto. Essas estratégias são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da empresa e exigem uma visão detalhada de longo prazo.

Ao gerir o departamento financeiro, o CFO tem uma participação ativa e influente nas decisões estratégicas da empresa, garantindo que as operações sejam não apenas viáveis, mas também rentáveis. O CFO transforma números em estratégias claras e planos de ação, essenciais para a comunicação eficaz com stakeholders e para o sucesso financeiro da organização.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas