A Carlsberg AS, renomada cervejaria dinamarquesa, firmou um acordo para adquirir a Britvic Plc por £3,3 bilhões (US$4,2 bilhões). É um movimento estratégico para ampliar a atuação além do setor cervejeiro. A oferta de £13,15 por ação representa um prêmio de 36% sobre o preço das ações da Britvic antes do anúncio da aquisição. Sendo assim, o conselho da Britvic aprovou o acordo.
Antes dessa oferta, a Carlsberg havia proposto valores entre £12 e £12,50 por ação, ambas rejeitadas pelo conselho da Britvic. Após o anúncio do acordo, as ações da Britvic subiram 5,3%, alcançando £12,74 no início das negociações em Londres. Em contraste, as ações da Carlsberg, que haviam sofrido uma queda de mais de 10% com a divulgação das propostas, subiram 4% em Copenhaga.
A Carlsberg está se diversificando em resposta à estagnação nas vendas de cervejas alcoólicas, investindo em categorias como cervejas sem álcool, refrigerantes e hard seltzer. A aquisição da Britvic, juntamente com a compra da parceira de pubs Marston’s Plc, fortalece a presença da Carlsberg no mercado britânico, especialmente após a perda de seus negócios na Rússia devido à invasão da Ucrânia.
Jacob Aarup-Andersen, CEO da Carlsberg, destacou a intenção de acelerar o crescimento em categorias de bebidas com maior potencial. Ele enfatizou que a combinação de segmentos tradicionais de cerveja com refrigerantes aumentará as margens de lucro, com marcas como Somersby e Garage representando 2% dos volumes da Carlsberg. Portanto, a nova entidade formada no Reino Unido será chamada Carlsberg Britvic.
História e alcance global da Britvic
A Britvic, com raízes na década de 1930, é hoje uma organização global com mais de 35 marcas, incluindo J2O e Robinsons, vendidas em mais de 100 países. Analistas da Jefferies consideraram a transação de baixo risco e financeiramente atraente.
PepsiCo
A PepsiCo, que tem contratos de engarrafamento com ambas as empresas, renunciou a uma cláusula de mudança de controle, facilitando a aquisição. Esta é uma das primeiras grandes iniciativas de Aarup-Andersen desde que assumiu como CEO em setembro do ano passado.
Reino Unido
A Britvic é a mais recente empresa britânica a ser adquirida por licitantes estrangeiros, em meio a avaliações relativamente baixas no mercado londrino. Outras empresas adquiridas incluem a International Distribution Services Plc e a empresa de segurança cibernética Darktrace Plc. Então, o índice MSCI UK negocia com um desconto de 40% em relação aos pares globais, baseado na relação preço/lucro futuro.