Nos últimos meses, o índice S&P 500, um dos principais termômetros do mercado de ações dos Estados Unidos, alcançou níveis históricos. A valorização de algumas das principais ações, especialmente no setor de tecnologia, impulsionou amplamente esse movimento. A Nvidia, em particular, destacou-se com um aumento de 150% no valor de mercado, crescendo de US$ 1,2 trilhão para mais de US$ 3 trilhões.
Então, a ascensão da Nvidia foi alimentada por um crescimento surpreendente de 600% no lucro anual, além do potencial contínuo das unidades de processamento gráfico (GPUs). Estas GPUs são importantes para a revolução da inteligência artificial (IA) generativa, consolidando a posição da Nvidia como líder no S&P 500 tanto no primeiro semestre quanto ao longo de todo o ano de 2023.
Super Micro
No entanto, a Nvidia não foi a única estrela do índice. A Super Micro, uma empresa menos conhecida, foi a que registrou o melhor desempenho no S&P 500, com uma valorização impressionante de 188%. Vale notar que esses ganhos ocorreram antes da inclusão no índice em 18 de março, pois desde então as ações recuaram mais de 15%.
Além de Nvidia e Super Micro, outras empresas de tecnologia de IA também se destacaram. A Micron, por exemplo, ficou na sétima posição com um retorno de 55%, e a CrowdStrike, na nona posição, com um retorno de 51%. A Eli Lilly, gigante do setor farmacêutico, também teve um desempenho forte. Sendo assim, a empresa ocupou a quinta posição com um retorno de 57%, impulsionado pelo sucesso dos medicamentos para perda de peso GLP-1.
O setor de energia também apresentou um desempenho forte. Três fornecedores de energia, relativamente desconhecidos, tiveram um ano excepcional: Vistra, Constellation Energy e NRG Energy. A Vistra registrou um retorno de 125%, Constellation Energy 72%, e NRG Energy 52%. Os fornecedores se classificam como utilitárias, um setor que geralmente se considera uma aposta conservadora durante períodos de altas taxas de juros. No entanto, a administração dessas empresas mencionou a crescente demanda por seus serviços entre data centers, o que impulsionou seus negócios em meio ao boom da IA.
As 10 ações com melhor desempenho do S&P 500:
- Super Micro (SMCI): Valorização de 188%
- Nvidia (NVDC34): Valorização de 150%
- Vistra (VST): Valorização de 125%
- Constellation Energy (CEG): Valorização de 72%
- Eli Lilly (LILY34): Valorização de 57%
- Micron (MUTC34): Valorização de 54%
- NRG Energy (N1RG34): Valorização de 52%
- CrowdStrike (C2RW34): Valorização de 50%
- GE Aerospace (GEOO34): Valorização de 57%
- Targa Resources (TRGP): Valorização de 50%
O desempenho dessas empresas sublinha a influência das tecnologias emergentes e da energia no mercado de ações. O impacto da IA, em particular, é evidente não apenas nas empresas diretamente envolvidas com a tecnologia, mas também nos setores adjacentes que suportam essa infraestrutura tecnológica.