Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Exportações de carne suína do Brasil batem recorde semestral

Exportações de carne suína do Brasil atingem 613,7 mil toneladas no primeiro semestre, um aumento de 4,1%, apesar da queda de 8% na receita.
Porco - Carne Suína
(Imagem: Pixabay)

As exportações de carne suína do Brasil atingiram um recorde no primeiro semestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O total exportado foi de 613,7 mil toneladas entre janeiro e junho. Sendo assim, é um aumento de 4,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Apesar do crescimento no volume exportado, houve uma queda de 8% na receita gerada pelas exportações, totalizando US$ 1,3 bilhão. Ricardo Santin, presidente da ABPA, explicou que as exportações brasileiras de carne suína estão passando por um “redesenho” este ano, com uma menor participação da China e um aumento em outros mercados.

Destinos de Exportação

Os embarques de carne suína para a China diminuíram 40,3% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2023, atingindo 127,9 mil toneladas. Em contrapartida, as exportações para as Filipinas aumentaram 65,3%, totalizando 84,2 mil toneladas. No entanto, as exportações para o Japão cresceram 105,3%, chegando a 37,5 mil toneladas.

Apesar da redução na participação da China, o fluxo total de exportações de carne suína brasileira permaneceu positivo. Ricardo Santin destacou que a tendência é de fechar o ano com um aumento no volume total exportado.

Dados de Junho

No mês de junho, as exportações de carne suína registraram uma leve queda de 1,4% em volume, totalizando 107,1 mil toneladas. A receita no mesmo mês também caiu 11%, alcançando US$ 235,3 milhões.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas