Publicidade

Exportações de carne suína do Brasil batem recorde semestral

Volume cresce, mas receita cai no primeiro semestre

Porco - Carne Suína
(Imagem: Pixabay)
Porco - Carne Suína
(Imagem: Pixabay)

As exportações de carne suína do Brasil atingiram um recorde no primeiro semestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O total exportado foi de 613,7 mil toneladas entre janeiro e junho. Sendo assim, é um aumento de 4,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Apesar do crescimento no volume exportado, houve uma queda de 8% na receita gerada pelas exportações, totalizando US$ 1,3 bilhão. Ricardo Santin, presidente da ABPA, explicou que as exportações brasileiras de carne suína estão passando por um “redesenho” este ano, com uma menor participação da China e um aumento em outros mercados.

Destinos de Exportação

Os embarques de carne suína para a China diminuíram 40,3% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2023, atingindo 127,9 mil toneladas. Em contrapartida, as exportações para as Filipinas aumentaram 65,3%, totalizando 84,2 mil toneladas. No entanto, as exportações para o Japão cresceram 105,3%, chegando a 37,5 mil toneladas.

Apesar da redução na participação da China, o fluxo total de exportações de carne suína brasileira permaneceu positivo. Ricardo Santin destacou que a tendência é de fechar o ano com um aumento no volume total exportado.

Dados de Junho

No mês de junho, as exportações de carne suína registraram uma leve queda de 1,4% em volume, totalizando 107,1 mil toneladas. A receita no mesmo mês também caiu 11%, alcançando US$ 235,3 milhões.