Publicidade

Crescimento econômico de 0,25% no Brasil em maio

IBC-Br de maio indica recuperação econômica

Bandeira do Brasil - PIB do Brasil - PMI - Maiores economias do mundo - Brasil - Taxa de juros - Moody's - Brasil - Economia
(Imagem: Marcello Sokal/Pexels)
Bandeira do Brasil - PIB do Brasil - PMI - Maiores economias do mundo - Brasil - Taxa de juros - Moody's - Brasil - Economia
(Imagem: Marcello Sokal/Pexels)

A economia brasileira apresentou um crescimento de 0,25% em maio, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (15) pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Este índice é amplamente utilizado como um dos principais indicadores do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Em termos absolutos, o IBC-Br observado em maio atingiu 148,86 pontos. Quando ajustado sazonalmente, o índice aumenta para 149,60 pontos, mostrando um crescimento em comparação com os 149,23 pontos dessazonalizados de abril.

Comparação

Comparando com maio de 2023, quando o índice observado era de 146,95 pontos e o dessazonalizado de 145,93 pontos, houve um aumento de 1,3%. No acumulado do ano, de janeiro a maio, o crescimento é de 2,01%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o aumento chega a 1,66%.

Influência na Taxa Selic

Além de ser um indicador importante para a economia, o IBC-Br é uma das referências utilizadas pelo Banco Central na determinação da taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está fixada em 10,5% ao ano.

O crescimento contínuo do IBC-Br indica uma recuperação econômica moderada do Brasil, refletindo positivamente no mercado e influenciando decisões importantes como a definição da taxa Selic.