Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Consulta ao Terceiro Lote da Restituição do IR 2024

Receita Federal libera consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024. Veja como consultar e datas de pagamento.
receita-federal-inicia-terceiro-lote-pixabay-
Terceiro lote do IR: confira como consultar e datas de pagamento / (Foto: pixabay/Pexels)

A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (24) a consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024. Os contribuintes que aguardam o crédito devem se preparar, pois o pagamento será efetuado no dia 31 de julho.  

No terceiro lote, constam 6.091.572 contribuintes, totalizando R$ 8,5 bilhões. Dentre esses, destacam-se 14.756 idosos acima de 80 anos, 95.040 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 9.672 para pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave e 34.014 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. 

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024 

A Receita Federal definiu um calendário para os pagamentos das restituições do Imposto de Renda 2024. Confira as datas abaixo: 

  • Primeiro lote: 31 de maio (já pago) 
  • Segundo lote: 28 de junho (já pago) 
  • Terceiro lote: 31 de julho 
  • Quarto lote: 30 de agosto 
  • Quinto lote: 30 de setembro 

 Como Consultar a Restituição do Imposto de Renda 2024? 

 Os contribuintes podem consultar a situação da sua restituição de diversas formas: 

  •  Página da Receita Federal 

Acesse o site da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda” seguido de “Consultar a Restituição”.  

  • Aplicativo 

Disponível para tablets e smartphones, permite a consulta de forma prática e rápida. 

A página da Receita oferece tanto uma consulta simplificada quanto uma completa, através do extrato de processamento no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, é possível corrigir as informações através de uma retificação. 

Pagamento da Restituição 

O pagamento será realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Caso o crédito não seja efetuado, os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Os contribuintes podem reagendar o crédito através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB. 

Leia também: G20 incorpora novas diretrizes para economia mundial.

Declarações Entregues em 2024 

 A Receita Federal recebeu mais de 35.337.076 declarações do Imposto de Renda 2024, representando 85,7% das entregues no ano anterior. A meta para este ano era de 43 milhões de declarações até o final do prazo.  

O prazo para envio da Declaração de Imposto de Renda 2024 terminou em 31 de maio. Contribuintes obrigados a declarar que não o fizerem até essa data estarão sujeitos a uma multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, limitada a 20% do valor total, com um valor mínimo de R$ 165,74. 

Uma forma eficaz de otimizar o envio da declaração e reduzir erros é utilizar a declaração pré-preenchida, disponível no portal da Receita Federal. Este ano, 40,4% das declarações entregues usaram essa ferramenta. Mesmo assim, é fundamental que todas as informações sejam verificadas e validadas pelo contribuinte antes do envio.  

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas