Publicidade

Responsabilidade Social Corporativa deve ser prioridade para manter clientes, diz pesquisa

Pesquisa revela a importância da responsabilidade social para os consumidores

Responsabilidade social corporativa; impacto das empresas na sociedade.
(Foto: Xavier Messina/Pexels)
Responsabilidade social corporativa; impacto das empresas na sociedade.
(Foto: Xavier Messina/Pexels)

A Responsabilidade Social Corporativa tem um papel crucial na decisão de compra dos brasileiros, segundo uma pesquisa recente da Sherlock Communications. O estudo, que entrevistou 3.258 pessoas em seis países da América Latina, revelou que 90% dos brasileiros são influenciados por práticas de responsabilidade social e ambiental das empresas.

Influência da RSC na Opinião dos Consumidores

A pesquisa mostrou que 77% dos brasileiros preferem comprar produtos ou serviços de empresas socialmente responsáveis. Sarah O’Sullivan, diretora de pesquisa da Broadminded, destacou que os consumidores latino-americanos são claros em suas expectativas:

“Muitos não comprarão de empresas cujas práticas considerem inadequadas. Isso demonstra a urgência de práticas éticas e transparentes”, disse a executiva.

Fatores Cruciais para a Imagem Corporativa

Para 64% dos brasileiros, uma empresa com consciência socioambiental tem uma imagem mais positiva. Além disso, 26% consideram esse fator o mais importante na formação de sua opinião. No entanto, 10% dos consumidores brasileiros afirmaram que as ações de responsabilidade social não influenciam suas escolhas.

Leia Também: Brasil é o segundo mais preocupado com sustentabilidade no varejo

Os consumidores do Peru e da Colômbia também demonstram grande preocupação com a responsabilidade corporativa, com 87% dos peruanos e 84% dos colombianos considerando as práticas socioambientais importantes.

Prioridades para Ações de RSC

De acordo com o estudo, 45% dos brasileiros acreditam que as empresas devem focar no combate à poluição do ar e da água. Além disso, melhorar o acesso ao sistema de saúde e combater o aquecimento global são outras prioridades citadas pelos entrevistados. Para 66% dos brasileiros, é essencial que a cadeia produtiva não agrida o meio ambiente, enquanto 45% valorizam a remuneração justa dos funcionários.

Fontes Confiáveis para Divulgação de Ações de RSC

Quando se trata de divulgar ações de responsabilidade social corporativa, os brasileiros confiam mais em cientistas e professores universitários (40%), seguidos por funcionários de empresas (37%) e jornalistas (34%).

“Essa pesquisa destaca a importância da responsabilidade social corporativa para as empresas que desejam manter uma boa relação com seus consumidores e reforça a necessidade de práticas éticas e transparentes”, destacou Jackson Pereira Jr., articulista de negócios do Economic News Brasil.