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Bets movimentam mais de R$ 560 milhões no futebol

Casas de apostas patrocinam apenas cinco times brasileiros

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Bets movimentam mais de R$ 560 milhões no futebol /(Foto: Retha Ferguson/Pexels).
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Bets movimentam mais de R$ 560 milhões no futebol /(Foto: Retha Ferguson/Pexels).

A presença de casas de apostas online, os famosos Bets, no futebol brasileiro tem sido marcante, com 14 dos principais clubes do país recebendo investimentos significativos. Com um montante de mais de R$ 560 milhões, o patrocínio de apostas esportivas tem se consolidado como uma das principais fontes de receita para os times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. 

A expansão do patrocínio de Bets  

Desde a aprovação da Lei 13.756/2018 pelo ex-presidente Michel Temer, que regulamenta as apostas esportivas no Brasil, as empresas do setor começaram a ganhar destaque. O mercado de apostas online é agora um dos maiores investidores em clubes de futebol, refletido em acordos milionários com diversos times. 

O Vasco da Gama, por exemplo, recentemente firmou um acordo de patrocínio com a Betfair, avaliado em R$ 115 milhões até o final de 2025. Este contrato posiciona a camisa do clube cruzmaltino entre as mais valiosas do futebol brasileiro. Outros grandes clubes como Flamengo, Corinthians e São Paulo também têm contratos significativos com casas de apostas, enquanto o Palmeiras é o único entre os quatro principais que não exibe uma bet em seu uniforme. 

Valores e impactos 

Os valores envolvidos nos patrocínios são substanciais. O Flamengo, por exemplo, recebe cerca de R$ 105 milhões anuais da Pixbet, enquanto o Corinthians firmou um contrato com a Esportes da Sorte avaliado em R$ 103 milhões por ano, além de bônus e gatilhos. A rescisão de um contrato com a Vai de Bet, no início do ano, destaca a complexidade e a volatilidade dos acordos de patrocínio no setor. 

Além dos patrocínios em camisas, as casas de apostas também têm investido em eventos e naming rights. O Santos, por exemplo, vendeu os naming rights da Vila Belmiro para a Viva Sorte por R$ 15 milhões anuais até 2034. Esses investimentos mostram a crescente influência das bets no marketing esportivo. 

Motivações e Estratégias  

A visibilidade é o principal atrativo para as casas de apostas. Segundo Eduardo Corch, professor de marketing esportivo do Insper, as empresas estão competindo pelo mesmo público e investem pesadamente para aumentar o reconhecimento de suas marcas. Esse padrão de investimento já foi observado anteriormente com outros setores, como eletroeletrônicos e instituições financeiras.

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Regulamentação e expansão  

A regulamentação do setor é um passo crucial para a sua expansão. Com a criação da Secretaria de Prêmios e Apostas pelo Governo Federal, as operações foram formalizadas, e as empresas começaram a ser tributadas. As apostas online movimentaram mais de R$ 68 bilhões nos últimos 12 meses, com R$ 44,3 bilhões pagos em premiações. O estudo do Itaú revela que apenas 64% do valor gasto nas apostas retorna aos vencedores.