Publicidade

Carlos Piani renuncia à Ambipar e Equatorial para liderar Sabesp

Sabesp
Fachada do reservatório de água da Sabesp na Consolação. (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Sabesp
Fachada do reservatório de água da Sabesp na Consolação. (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Carlos Augusto Piani, atualmente chairman da Equatorial, será confirmado como o novo CEO da Sabesp pelo conselho da empresa de saneamento até o início de outubro. A escolha marca uma mudança na liderança da Sabesp, com Carlos Piani trazendo sua vasta experiência em diversos setores para a gestão da estatal.

Para assumir o cargo, Carlos Piani deixará o conselho da Equatorial, uma medida necessária para evitar conflitos de interesse entre a Equatorial, acionista de referência da Sabesp, e sua nova posição. Além disso, ele renunciará à presidência do conselho do Grupo Ambipar, conforme informações divulgadas pelo Pipeline.

O executivo também ocupa uma posição de conselheiro na operadora de saúde Hapvida, com mandato vigente até agosto de 2026. O novo CEO da Sabesp deverá continuar no conselho da Hapvida até, pelo menos, abril do próximo ano, quando ocorrerá a assembleia de aprovação de contas. A família Pinheiro definirá a permanência dele, a partir dessa data, conforme fontes próximas ao board da empresa.

Além de suas atividades na bolsa, Carlos Piani é membro do conselho da Modular Data Centers, uma empresa de capital fechado onde ele atuou como CEO e é um dos investidores. 

Conselho de Administração

A Sabesp confirmou que seu próximo conselho de administração contará com nove membros. O novo conselho refletirá a diversidade de interesses da empresa, com três indicados pela Equatorial, três pelo Governo de São Paulo, e três membros independentes.

A Equatorial, que é a principal acionista da Sabesp, indicou Augusto Miranda, atual CEO da holding, Tinn Amado, especialista em fusões e aquisições e em questões regulatórias, e Tiago Noel, responsável pelos investimentos no setor de energia do Opportunity.

Pelo Governo de São Paulo, foram reconduzidos Karla Bertocco, atual presidente do conselho da Sabesp, e Anderson Marcio de Oliveira, secretário-executivo da Secretaria de Saneamento, Meio Ambiente e Infraestrutura. Por fim, Claudia Polto Cunha, procuradora-geral do Estado, ocupará a terceira vaga e desempenhou um papel importante no processo de privatização da Sabesp.

No grupo dos membros independentes, as novidades são Alexandre Silva, presidente do conselho da Embraer, e Mateus Bandeira, CEO da Oi. No entanto, Gustavo Gattass, que já atua como conselheiro da PRIO e Serena Energia, foi reconduzido para mais um mandato.