Publicidade

Stellantis anuncia recall global de 1,46 milhão de veículos por falha

Stellantis - Recall - Ram
(Imagem: Stevosdisposable/Unsplash
Stellantis - Recall - Ram
(Imagem: Stevosdisposable/Unsplash

A Stellantis, controladora da Chrysler, anunciou neste sábado um recall mundial envolvendo 1,46 milhão de veículos. A medida foi tomada devido a um defeito no software do sistema de freio antibloqueio (ABS), o que pode aumentar o risco de acidentes.

O recall atinge principalmente os Estados Unidos, com quase 1,23 milhão de caminhonetes Ram 1500 dos anos-modelo 2019 e 2021-2024. Além disso, cerca de 159.000 veículos no Canadá, 13.000 no México e 61.000 em outras regiões também estão incluídos.

A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) alertou que a falha no software pode desativar o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Isso significa que os veículos não atendem a um padrão de segurança de controle de estabilidade exigido nos Estados Unidos.

Luzes de aviso como sinal de alerta

De acordo com a Stellantis, caso o problema ocorra, várias luzes indicadoras, incluindo as do ABS, ESC e controle de cruzeiro adaptativo, acenderão no momento da partida do veículo. Esse alerta indicaria que os sistemas não estão funcionando corretamente. No entanto, a frenagem básica ainda estaria em operação, segundo a empresa.

Até o momento, a Stellantis informou que não há relatos de acidentes ou ferimentos relacionados a esse defeito. O recall está sendo tratado de forma preventiva para garantir a segurança dos consumidores.

Recall adicional para modelos Jeep

Além do recall das caminhonetes Ram, a Stellantis anunciou um segundo recall envolvendo aproximadamente 33.000 veículos Jeep Gladiator (2020-2024) e Jeep Wrangler (2018-2024). Esses modelos apresentam um potencial curto-circuito interno no cluster do painel de instrumentos, o que pode comprometer a funcionalidade dos indicadores do veículo.