Publicidade

Imposto de Renda 2024: saiba como consultar o 5º lote de restituição

Consulta ao 5º lote da resituição do imposto de renda 2024 disponível na próxima segunda (23-9)
Joédson Alves/Agência Brasil
Consulta ao 5º lote da resituição do imposto de renda 2024 disponível na próxima segunda (23-9)
Joédson Alves/Agência Brasil

Na próxima segunda-feira (23/9), a partir das 10h (horário de Brasília), a Receita Federal disponibilizará informações que milhares de brasileiros aguardam ansiosamente. Trata-se do 5° e último lote de restituições referentes ao imposto de renda 2024. Segundo dados da Receita, serão mais de R$ 1,03 bilhão distribuídos entre os 511.025 milhões de contribuintes contemplados. Além disso, o derradeiro lote de 2024 incluirá valores residuais relativos a exercícios anteriores. Com relação aos pagamentos, eles acontecerão a partir do dia 30 de setembro.

Vale destacar que, do total de contribuintes a serem contemplados pela restituição do imposto de renda, 86.570 terão prioridades por serem do Rio Grande do Sul em decorrência do estado de calamidade que o estado gaúcho vive em razão das enchentes que inundaram boa parte das cidades. Por isso, do pouco mais de um bilhão a ser distribuído, 435,2 milhões se destinarão aos contribuintes do Rio Grande do Sul.

Como consultar a restituição do imposto de renda?

Muita gente que tem direito à restituição ou deseja saber se faz jus ao benefício, mas fica em dúvidas sobre como consultar devidamente se é um dos contemplados. Porém, o primeiro passo é acessar o site oficial da Receita Federal (neste link). Em seguida, clicar na aba “Meu Imposto de Renda”. Por fim, apenas clique em “Consultar a Restituição”. Caso a dúvida persista, o site da Receita oferece suporte de entendimento, ferramenta por meio da qual o contribuinte recebe ajudar para realizar a consulta.

Qual o calendário de restituição do IR 2024?

Neste ano, o pagamento se dividiu em cinco lotes. Os contribuintes foram tendo acesso aos pagamentos ao longo do ano. Porém, como a tragédia causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul foram no início de maio, os gaúchos tiveram prioridade na restituições do imposto de renda.

Confira as datas abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 28 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 30 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro