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Querosene de aviação terá redução de quase 10% a partir de outubro

Querosene de aviação terá uma redução de quase 10% a partir de outubro. Decisão da Petrobras favorece companhias aéreas
Querosene de aviação terá uma redução de quase 10% a partir de outubro. Decisão da Petrobras favorece companhias aéreas
Pixabay

Uma decisão da Petrobras para o próximo mês soou muito bem nos “ouvidos” das companhias aéreas que operam na aviação civil brasileira. A partir do dia 1º de outubro, a querosene de aviação (QAV) terá uma redução de 9,1% no preço praticado, o que corresponde a uma economia de R$ 0,34 por litros em benefício das empresas aéreas. Portanto, segue em vigor a política de redução dos combustíveis usados por aeronaves. Só em 2024, até o presente mês, a queda de preço acumulada representa 16,4%. No cômputo geral, isso significa um decréscimo médio de R$ 0,67/litro em relação ao preço de dezembro de 2023. Ao ampliar a base de comparação e incluir dezembro de 2022, a redução acumulada chega aos 32,8% chega. Ou seja, queda de R$ 1,66/litro.

Como acontece a comercialização da querosene de aviação?

A Petrobras destina a comercialização da querosene de aviação para as companhias aéreas que atuam no país. Seja diretamente, por meio de suas refinarias, ou via importação, a estatal busca garantir o abastecimento para que a aviação área funcione da melhor maneira possível. Dentre os vários tipos de combustíveis, o mais relevante é o querosene de aviação. “A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras que, por sua vez, transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento”, comunicou a companhia.

A Petrobras tem o monopólio do combustível para aviação civil?

Atualmente, não há nenhum tipo de monopólio por parte da Petrobras, sendo o mercado de querosene de aviação aberto à livre concorrência. Logo, não há restrições legais ou regulatórias que impeçam empresas de produzir ou importar o combustível destinado ao modal aéreo. Todavia, a Petrobras, com toda a infraestrutura à disposição, consegue ofertar quantidade significativa para as companhias. Assim, a Petrobras desempenha um papel crucial na oferta de querosene de aviação e influencia nos preços praticados.

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