Dois grandes nomes da gastronomia brasileira, Matheus Vieira, chef e instrutor do Senac Ceará e Rafael Costa e Silva, do restaurante Lasai no Rio de Janeiro, representarão o Brasil no festival Heróis do Mar em Lisboa. O evento, que ocorre de 03 a 06 de outubro na Doca da Marinha, é dedicado à culinária de peixes e mariscos, reunindo grandes chefs internacionais.
Chef Matheus Vieira e o Senac Ceará no Palco Internacional
A participação do chef Matheus Vieira no festival Heróis do Mar reafirma o papel de destaque do Senac Ceará na formação de profissionais da gastronomia. Para Débora Sombra, diretora regional do Senac Ceará, essa presença internacional destaca a qualidade da educação oferecida pela instituição.
“O convite para o Heróis do Mar é um reconhecimento do trabalho de excelência que realizamos. Nossos alunos saem preparados tanto para aplicar técnicas tradicionais quanto para inovar, sempre valorizando nossas raízes brasileiras e cearenses”, afirma.
Junto a Vieira, o presidente em exercício do Sistema Fecomércio CE, Luiz Fernando Bittencourt, também participa da delegação brasileira. Eles têm como missão estreitar relações e firmar parcerias internacionais, promovendo o intercâmbio entre Brasil e Portugal.
“Fortalecer nossos laços institucionais é essencial para abrir novas oportunidades e colocar o Ceará em destaque no cenário global”, explica Bittencourt.
O Sabor Cearense no Festival Heróis do Mar
No dia 05 de outubro, às 13h, o bacharel em Gastronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), treinador e avaliador das Competições Senac de Educação Profissional e instrutor de gastronomia, Matheus Vieira dividirá a cozinha com a renomada chef portuguesa Marlene Vieira, em uma apresentação que vai mesclar sabores do Ceará e de Portugal. Matheus será responsável pela entrada e sobremesa, enquanto Marlene cuidará dos pratos principais.
A entrada será um harumaki de caranguejo com emulsão cítrica e salsa verde, trazendo um toque regional com sofisticação. Para a sobremesa, Matheus prepara um bolo gelado de coco com gengibre, crocante de caju e chocolate 70%, uma mistura de sabores que destaca ingredientes típicos brasileiros em uma abordagem contemporânea.
Já Marlene Vieira, proprietária do Marlene Restaurant e ZunZum Gastrobar, traz pratos tradicionais portugueses com um toque moderno, como o Chawanmushi de bivalves, ouriço do mar e algas, seguido de uma Feijoada do Mar com cherne, mantendo o foco nos produtos do mar.
A Cozinha Cearense Ganha o Mundo
A participação de Matheus Vieira no Heróis do Mar destaca a culinária cearense em uma plataforma internacional, valorizando ingredientes locais e as tradições gastronômicas do Ceará. Ao inovar nos pratos tradicionais, ele eleva a gastronomia cearense a um patamar global.
O festival não é apenas uma vitrine para chefs renomados, mas também um espaço de intercâmbio cultural e gastronômico entre diferentes nações. Esses encontros são essenciais para o fortalecimento da gastronomia global, celebrando a diversidade e promovendo uma troca de saberes entre os participantes.