Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Governo edita Medida Provisória para taxar lucros de multinacionais

Governo Federal edita Medida Provisória para taxar lucros das multinacionais
Governo Federal edita Medida Provisória para taxar lucros das multinacionais
LYCS Architecture/Unplash

O governo federal editou na noite de quinta-feira (03/10) uma Mediada Provisória (MP) que visa taxar os lucros de empresas multinacionais que atuam no Brasil. A MP estabelece um imposto de 15% para aumentar a arrecadação federal.

Quando a MP contra as multinacionais passará a valer?

A publicação da Medida Provisória determina um imposto de 15% sobre os lucros das multinacionais. Porém, a MP só valerá a partir de janeiro de 2025. A publicação do ato aconteceu em edição extra do Diário Oficial da União.

Quais multinacionais estarão sujeitas ao imposto?

De acordo com a MP, as empresas multinacionais que tenham um faturamento anual superior a € 750 milhões de euros. Embora já se tenha definido uma alíquota para o tributo, o governo ainda não sabe estimar com precisão o quanto vai conseguir arrecadar.

Taxação sobre as “big techs”

Embora não conste da MP, o governo espera também avançar não apenas nas multinacionais, mas também nas big techs, como são conhecidas as grandes companhias de tecnologias e de redes sociais.

Qual a previsão do déficit público para 2024?

A pouco menos de 3 meses para o término do ano de 2024, o governo federal ainda segue em busca de obter receitas para cobrir o déficit fiscal de mais de R$ 28 bilhões que se avizinha. Embora o Orçamento da União tenha previsto que a meta fiscal seria em busca do déficit zero, analistas do mercado e até membros do governo não acreditam que o Ministério da Fazenda conseguirá cumprir a promessa.

Cabe mencionar que o imposto sobre as multinacionais não terão impacto no Orçamento deste ano, pois só valerão a partir de 2025. Todavia, levando em conta que para 2025 e 2026 o mercado e a própria Secretaria do Tesouro Nacional preveem déficit primário, o governo terá uma receita tributária a mais no ano que vem para equilibras as contas públicas.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas