Já faz alguns dias que a rede social X tem se mostrado disposta a cumprir as exigências do Supremo Tribunal Federal (STF) para voltar ao ar. No entanto, para além das exigências legais, a companhia de Elon Musk tem tido azar, para não dizer incompetência.
Ao realizar o pagamento das multas, o X acabou depositando os valor em uma conta errada. Em vez de depositar na conta do Banco do Brasil, o pagamento foi feito para uma outra, porém da Caixa Econômica. Em razão disso, atrasou-se os trâmites para que a rede retorne a operar no Brasil.
STF confirma transferência de valores referentes aos pagamentos do X
Apesar do equívoco, o STF informou nesta segunda-feira (07/10) que os recursos referentes às multas impostas ao X já foram devidamente transferidos da conta da Caixa para a do BB. O valor total da multa foi de R$ 28,6 bilhões de reais.
Quais os próximos passos para a rede voltar ao ar?
O cumprimento da medida ocorreu após o valor ser erroneamente depositado em uma conta da Caixa. Após a regularização do pagamento, o pedido de X para o desbloqueio da plataforma será encaminhado para parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, decidirá sobre a liberação do funcionamento da rede social.
Portanto, vale lembrar que a rede social X está fora do ar desde o dia 30 de agosto por decisão de Alexandre de Moraes, ministro do STF a quem cabe julgar o processo. A iniciativa de bloquear o X se deu por uma série de questões.
A principio, Elon Musk, dono do X, se recusou a retirar do site perfis que promovem discursos antidemocráticos. Porém, em seguida, ele anunciou o fechamento do escritório da empresa no Brasil. Como a legislação federal elenca como requisito uma sede em território nacional, a decisão do STF foi a de bloquear o sinal da rede.









