O dia de votação começou e terminou no último domingo (6), mas o balanço geral da eleição vai se dando aos poucos. Nesta segunda-feira (7/10), por exemplo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o número de ocorrências registradas em todo o país.
O aplicativo Pardal, ferramenta do TSE à disposição da população, totalizou cerca de 5.795 denúncias no domingo de votação, quando aconteceu a eleição municipal referente ao primeiro turno.
Quais foram as principais irregularidades denunciadas na eleição de domingo (6)?
Entre as principais irregularidades apontadas na eleição desse domingo (6), estão a boca de urna, com 3.401 denúncias. Em seguida, veio a fixação de faixas e cartazes indevidos, com 230 apontamentos. Por fim, vem a distribuição de panfletos, com 207 ocorrências no total.
Urnas com defeitos
Até as 15h30, foram substituídas 2.651 urnas eletrônicas, o que corresponde a 0,5% do total de equipamentos utilizados na eleição. Todavia, o TSE também informou que uma seção eleitoral registrou votação manual.
Com relação a esses imprevistos, a Justiça Eleitoral já espera a necessidade de substituição de urnas eletrônicas defeituosas, mantendo equipamentos de reserva prontos para uso imediato.
Justificativas na eleição
Segundo o TSE, o sistema da Justiça Eleitoral registrou 2,4 milhões de justificativas de ausência nas votações enviadas pelo aplicativo e-Título. A plataforma também foi acessada 10,4 milhões de vezes para consultas sobre o local de votação.
Vale lembra que, para o domingo no qual houve o primeiro turno da eleição, mais de 155 milhões de eleitores estiveram aptos votar nos 5.569 municípios espalhados no país.
Porém, no segundo turno, haverá um número bem menor de municípios a participar da eleição. Com data marcada pra ocorrer no dia 27 de outubro, a votação acontecerá não apenas nas disputas em que candidatos a prefeitos não alcançaram mais de 50% dos votos válidos. Mas também se faz necessário que nessas cidades haja mais de 200 mil eleitores .