Investir diretamente na bolsa de valores da China pode ser a única opção viável para aqueles que buscam aproveitar os recentes estímulos econômicos anunciados pelo governo da China. Pode parecer exótico investir no mercado de capitais chinês, mas quem recomenda é Louis-Vincent Gave, renomado cofundador da Gavekal Research,
Por que vale a pena investir na bolsa de valores da China?
Reconhecido por suas análises geopolíticas e macroeconômicas, Gave argumenta que a China adotou uma abordagem diferente em seu mais recente pacote de estímulo econômico.
Segundo ele, em vez de seguir o modelo tradicional em que o estímulo impulsiona diretamente a economia e, mais tarde, o mercado, a China parece estar usando o estímulo para fortalecer o mercado de ações, restaurar a confiança interna e, assim, estimular a recuperação econômica.
Entre as primeiras medidas anunciadas pelo governo chinês estão novas facilidades para ajudar empresas a obter empréstimos e recomprar suas próprias ações.
Por que o governo chinês vai investir na bolsa de valores?
Para os investidores, é essencial acompanhar as ações dos formuladores de políticas e ajustar seus portfólios em conformidade. Gave acredita que as autoridades chinesas só interromperão os estímulos quando a inflação subir significativamente, o iuan se enfraquecer, ou os valuations do mercado de ações atingirem níveis excessivamente elevados.
Historicamente, estímulos fiscais e monetários na China impulsionavam setores como infraestrutura e construção. Esse tipo de pacote favorecia empresas como as mineradoras BHP, Vale e Rio Tinto, além de marcas de luxo, como LVMH e Hermès.
No entanto, Gave acredita que, desta vez, o enfoque será diferente. O objetivo agora parece ser a recuperação de balanços patrimoniais, em vez de priorizar a criação de empregos ou novos projetos de infraestrutura, segundo o especialista.
É seguro apostar na bolsa de valores da China?
Para aproveitar o crescimento econômico chinês, os investidores terão provavelmente que investir diretamente na China, afirma o fundador da Gavekal. Isso pode ser desafiador, pois o mercado internacional tem visto a China como um investimento arriscado nos últimos anos.
A nova estratégia de Xi Jinping, focada em impulsionar o mercado de ações como política econômica central, pode ter grandes implicações para investidores globais, que precisarão repensar suas estratégias e considerar o mercado chinês.