Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Haddad admite que governo pode rever projeção do PIB para 2024

Haddad admite que governo pode rever projeção do PIB para 2024
Haddad admite que governo pode rever projeção do PIB para 2024
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (14/10), durante evento em São Paulo, que o governo poderá revisar novamente a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024. “Talvez tenhamos que rever o PIB novamente, mas ainda não é certo”, admitiu o titular da Fazenda.

Qual a projeção do PIB para 2024?

Haddad destacou que o Brasil não deve crescer abaixo da média global este ano e que o país pode manter um crescimento médio de 2,5% no longo prazo, sem riscos significativos. “Não vejo razão para não buscarmos uma taxa de crescimento, pelo menos, na média mundial. Ficamos muito abaixo dessa média por muitos anos. Acredito que o Brasil pode almejar uma média de crescimento superior a 2,5% sem riscos de desequilíbrios importantes”, afirmou. Assim, uma projeção do PIB para 2024 acima da média mundial é viável.

Durante sua participação no evento Itaú BBA Macrovision, um dos principais do setor financeiro em São Paulo, Haddad também previu não apenas a projeção do PIB para 2024, mas que a inflação deste ano deve se manter dentro da banda de tolerância da meta, mesmo com choques de oferta relacionados à seca, que afetam a produção de alimentos e energia, e aos desastres naturais no Rio Grande do Sul.

Leia mais:

Grau de investimento do país

Além da projeção do PIB para 2024, ele comentou sobre o potencial de o Brasil alcançar o grau de investimento pela agência Moody’s até 2026. Em outubro, a Moody’s elevou o rating do Brasil de Ba2 para Ba1. “Acredito que estamos no caminho para alcançar o grau de investimento até 2026. Ao assumirmos, estávamos três níveis abaixo desse grau. O que foi feito até agora nos deu dois degraus, embora não garantidos. Manter essa trajetória positiva é fundamental, e a receita para isso está bem definida”, concluiu. Vale notar que a projeção do PIB para 2024 pode influenciar esse progresso.

No entanto, vale lembrar que Haddad está sob pressão de analistas do mercado financeiro. Eles acreditam que o governo superestimou a capacidade de arrecadação. Inclusive, uma maior projeção do PIB para 2024 é um argumento pró-governo. Porém, do lado da despesas, não promoveu cortes suficientes para equilibrar as contas públicas.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas