Aos poucos, São Paulo vai retomando a normalidade depois de dias sob escuridão em razão do apagão que durou mais de 3 dias. A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) solicitou ao governo paulista um prazo maior para que os estabelecimentos do setor possam pagar seus impostos.
Quantas os destinatário de um maior prazo para impostos?
De acordo com a federação, a solicitação visa prorrogar o prazo de pagamento dos impostos para aproximadamente 250 mil estabelecimentos impactados pela falta de energia em São Paulo.
Na visão do diretor executivo da Fhoresp, Edson Pinto, a prorrogação do prazo para imposto é indispensável. “É crucial para a continuidade das atividades de milhares de estabelecimentos de hospedagem e alimentação. Estamos solicitando ao governo do estado que pondere ampliar o prazo do recolhimento de tributos, para que as empresas prejudicadas pelo apagão tenham prazo maior para a quitação. Isso já ajudaria, num primeiro momento, àquelas que foram atingidas. Auxiliaria inclusive na manutenção de empregos. Poderes executivos têm essa prorrogativa”, argumentou Edson Pinto por meio de nota.
Qual o prejuízo do apagão em São Paulo?
As chuvas fortes e os ventos que atingiram diversas cidades paulistas na última sexta-feira (11) provocaram sete mortes, queda de árvores e também deixaram pelo menos 2 milhões de consumidores sem energia elétrica. Ainda hoje, segundo a empresa de energia Enel, 36 mil consumidores continuam enfrentando problemas com a falta de luz na Grande São Paulo. Apesar disso, uma concessão de maior prazo para pagamento de imposto seria apenas para as enpresas.
A interrupção de energia causou prejuízos de cerca de R$ 150 milhões ao setor de hotéis, restaurantes e bares, com os micro e pequenos empresários sendo os mais afetados. Portanto, a Fhoresp questiona quem arcará com os prejuízos e já notificou a Enel pedindo o restabelecimento urgente da energia.
À Agência Brasil, a Secretaria da Fazenda e do Planejamento do governo paulista informou que o pedido da Fhoresp para dilatar o prazo para pagamento de imposto foi recebido e “encaminhado para análise da equipe técnica”.