Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Grupo chinês Baiyin investe no Brasil com compra da Vale Verde

Grupo chinês Baiyin adquire Mineração Vale Verde, reforçando presença global no setor mineral com foco na produção de cobre no Brasil.
(Imagem: Mineração Vale Verde)

O grupo chinês Baiyin Nonferrous está consolidando sua presença no mercado internacional de mineração ao adquirir a Mineração Vale Verde, localizada em Alagoas. A empresa é conhecida por operar a mina Serrote, focada na produção de concentrado de cobre, um metal fundamental para a transição energética global. O negócio envolve a compra de participações na AMH 2 e na Serrote Participações, responsáveis pela totalidade do controle da Mineração Vale Verde.

Expansão estratégica do Grupo chinês Baiyin

Essa aquisição, portanto, marca a entrada do grupo chinês Baiyin no mercado brasileiro, além de fortalecer sua posição em um setor estratégico. Além disso, especializada em mineração e comercialização de metais como zinco, chumbo, ouro e prata, a empresa diversifica suas operações ao incorporar o projeto Serrote.

Localizada em Craíbas, no agreste alagoano, a mina, por sua vez, é equipada com uma usina moderna para o beneficiamento do minério, o que, consequentemente, tem contribuído para volumes expressivos de exportação. Desde o início das operações, a empresa enviou mais de 271 mil toneladas secas de concentrado de cobre para o exterior. Além disso, apenas em 2024, até outubro, as exportações somaram 74 mil toneladas, com destaque, especialmente, para os embarques destinados à China.

Cenário global e perspectivas de mercado

A demanda por cobre, por sua vez, tem registrado crescimento acelerado, impulsionada, principalmente, por seu uso em tecnologias verdes, como baterias, carros elétricos e painéis solares. Esse cenário coloca, assim, o projeto Serrote em uma posição estratégica, dada, consequentemente, sua capacidade de atender à crescente necessidade por metais ligados à sustentabilidade.

A operação, no entanto, ainda depende de aprovações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do governo chinês. Segundo fontes do setor, espera-se que a transação seja concluída no início de 2025.

Participação da Appian no mercado brasileiro

A Appian Capital Advisory, gestora britânica com forte atuação no Brasil, controlava a Mineração Vale Verde antes da venda. Além do projeto em Alagoas, a Appian mantém operações relevantes, como a Atlantic Nickel, produtora de níquel sulfetado na Bahia, e um projeto de grafite no estado.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas