A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi uma das premiadas no Prêmio Excelência Sindical 2024, conquistando o terceiro lugar na categoria Federações com seu projeto Indústria Sustentável: Programa de Certificação – Selo ESG-FIEC. O prêmio foi entregue durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em Brasília, e reconheceu as ações mais inovadoras do setor industrial.
Prêmio Excelência Sindical: reconhecimento das melhores práticas
O Prêmio Excelência Sindical é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a colaboração das federações de indústria, que visa reconhecer as entidades sindicais mais comprometidas com o fortalecimento do sistema e a implementação de boas práticas. Mais de 300 iniciativas de todo o Brasil se inscreveram nesta primeira edição.
A FIEC se destacou com o seu Programa ESG-FIEC, implementa práticas sustentáveis em indústrias cearenses.
A FIEC, junto com outras duas federações, recebeu o prêmio excelência sindical. O primeiro lugar foi para a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), com o projeto Redes. Já o segundo lugar ficou com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), com o Hub da Indústria.

FIEC conquista terceiro lugar no Prêmio Excelência Sindical. (Imagem: Divulgação/FIEC)
Selo ESG-FIEC
A FIEC desenvolveu o Programa de Certificação ESG-FIEC com o intuito de dar às indústrias do Ceará a oportunidade de se certificar em práticas de governança ambiental, social e corporativa, alinhando-as às melhores práticas globais de sustentabilidade. A ideia é proporcionar a essas empresas um caminho para se tornarem mais competitivas, inovadoras e responsáveis em relação aos impactos ambientais e sociais de suas atividades.