Os nomes indicados para as diretorias do Banco Central serão sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado até 11 de dezembro, segundo Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente da comissão, em entrevista para o canal de notícias CNN. Ele afirmou que é necessário um período para que os indicados visitem os gabinetes dos senadores, uma prática comum antes da votação.
“A ideia é marcar a sabatina no dia 11, se tudo correr bem, ou em uma reunião extra da comissão, na quarta ou quinta-feira”, disse Vanderlan Cardoso. A definição da data depende do envio oficial dos indicados pelo governo.
Nomes indicados pelo governo
Na última sexta-feira (29), o Banco Central confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviará ao Senado os nomes dos três novos diretores. As restrições incluem:
Izabela Correa
- Indicada para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, substituindo Carolina de Assis Barros.
Gilneu Vivan
- Indicado para a Diretoria de Regulação, na vaga de Otávio Damaso.
Nilton David
- Indicado para a Diretoria de Política Monetária, no lugar de Gabriel Galípolo.
Se aprovados pelo Senado, os indicados assumirão as cargas a partir de 1º de janeiro de 2025.
Tramitação e expectativas
Vanderlan Cardoso afirmou que o CAE deve receber bem os nomes indicados, que provavelmente não enfrentarão resistências. A comissão pode realizar uma sabatina de forma conjunta, o que acelerará o processo. Após a aprovação na comissão, os indicados seguirão para votação no Plenário do Senado, onde precisarão de pelo menos 41 votos para assumirem as posições no Banco Central.









