Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Senado deve sabatinar indicados ao Banco Central até 11/12

Os indicados às diretorias do Banco Central serão sabatinados até 11 de dezembro, conforme previsão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Imagem de Senado Federal
(Imagem: Antônio Cruz/ Agência Brasil)

Os nomes indicados para as diretorias do Banco Central serão sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado até 11 de dezembro, segundo Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente da comissão, em entrevista para o canal de notícias CNN. Ele afirmou que é necessário um período para que os indicados visitem os gabinetes dos senadores, uma prática comum antes da votação.

“A ideia é marcar a sabatina no dia 11, se tudo correr bem, ou em uma reunião extra da comissão, na quarta ou quinta-feira”, disse Vanderlan Cardoso. A definição da data depende do envio oficial dos indicados pelo governo.

Nomes indicados pelo governo

Na última sexta-feira (29), o Banco Central confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviará ao Senado os nomes dos três novos diretores. As restrições incluem:

Izabela Correa

  • Indicada para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, substituindo Carolina de Assis Barros.

Gilneu Vivan

  • Indicado para a Diretoria de Regulação, na vaga de Otávio Damaso.

Nilton David

  • Indicado para a Diretoria de Política Monetária, no lugar de Gabriel Galípolo.

Se aprovados pelo Senado, os indicados assumirão as cargas a partir de 1º de janeiro de 2025.

Tramitação e expectativas

Vanderlan Cardoso afirmou que o CAE deve receber bem os nomes indicados, que provavelmente não enfrentarão resistências. A comissão pode realizar uma sabatina de forma conjunta, o que acelerará o processo. Após a aprovação na comissão, os indicados seguirão para votação no Plenário do Senado, onde precisarão de pelo menos 41 votos para assumirem as posições no Banco Central.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas