A Fiat Strada deve fechar 2024 como o carro zero km mais vendido do Brasil, segundo Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No entanto, o título não está garantido, uma vez que o Volkswagen Polo ganhou força nos últimos meses e garantiu a vantagem. Até novembro, a Strada acumulou 128.450 unidades vendidas, contra 126.709 unidades do Polo.
O ano foi marcado por uma disputa acirrada entre os dois modelos, que se revezaram na liderança mensal. Enquanto a Strada dominou as vendas em seis meses, o Polo foi o mais vendido em cinco, incluindo novembro, quando superou a picape com 14.711 unidades emplacadas, um aumento de 19,02% em relação ao rival.
Ranking geral: dos carros mais vendidos de 2024 até novembro
- Fiat Strada: 128.450 unidades
- Volkswagen Polo: 126.709 unidades
- Chevrolet Onix: 87.774 unidades
- Hyundai HB20: 87.138 unidades
- Fiat Argo: 84.082 unidades
- Volkswagen T-Cross: 74.004 unidades
- Hyundai Creta: 62.776 unidades
- Fiat Mobi: 61.832 unidades
- Chevrolet Tracker: 61.001 unidades
- Nissan Kicks: 56.060 unidades
A disputa no mês de novembro
Novembro foi marcado por uma queda geral nas vendas em relação a outubro, influenciada pelo menor número de dias úteis (19 contra 23). Mesmo assim, os números indicam que o mercado segue aquecido. No mês, foram emplacados 241.191 veículos novos, um aumento de 19,62% na comparação com o mesmo período de 2023.
O destaque de novembro foi o Volkswagen Polo, que liderou o mês com 14.711 unidades vendidas, seguido de perto pela Fiat Strada e pelo Hyundai HB20.
Ranking dos carros mais vendidos em novembro
- Volkswagen Polo: 14.711 unidades
- Fiat Strada: 12.361 unidades
- Hyundai HB20: 12.353 unidades
- Fiat Argo: 10.298 unidades
- Chevrolet Onix: 10.253 unidades
- Volkswagen T-Cross: 9.468 unidades
- Renault Kwid: 6.812 unidades
- Hyundai HB20S: 6.652 unidades
- Chevrolet Tracker: 6.311 unidades
- Hyundai Creta: 6.082 unidades
No acumulado do ano, o mercado brasileiro de veículos zero km já ultrapassou a marca de 2,24 milhões de unidades, um crescimento de 15,35% em relação a 2023. Essa recuperação reforça o aumento do crédito e o bom desempenho das vendas corporativas, que surpreenderam as expectativas iniciais da Fenabrave.
“O crédito tem um papel fundamental nesses resultados. Tanto as vendas no varejo quanto as corporativas estão acima das projeções, o que reforça a perspectiva de encerrar o ano com mais de 2,5 milhões de emplacamentos de automóveis e níveis comerciais”, destacou Andreta Jr., presidente da Fenabrave.