O Réveillon de Fortaleza 2025 sofreu uma grande alteração em seu projeto, mas as motivações vão além das festividades de fim de ano. O ainda prefeito, José Sarto (PDT), justificou a mudança devido à insuficiência de parcerias para financiar as atrações. No entanto, fatos políticos e financeiros podem estar por trás da decisão da prefeitura.
Por que houve redução no Réveillon do Fortaleza?
No final de sua gestão, José Sarto surpreendeu o setor de turismo e a economia local ao cancelar dois dias dos eventos programados para o Réveillon e algumas das principais atrações. A decisão afetou hotéis, que já enfrentam cancelamentos de reservas, turistas que haviam comprado passagens antecipadas para os três dias do evento, e outros setores econômicos. Sarto não foi reeleito, ficando em terceiro lugar na disputa eleitoral com 11,75% dos votos válidos
O prefeito havia anunciado as atrações do Réveillon antes do 1º turno das eleições, o que foi interpretado por muitos como uma tentativa de conquistar votos. Agora, porém, Sarto confirmou que várias das atrações anunciadas não mais participarão mais da festa. A decisão gerou críticas, inclusive de um vereador de sua base, que preferiu não se identificar.
Problemas na transição de governo
Além do cancelamento do Réveillon em Fortaleza, a gestão de Sarto enfrenta críticas na reta final de seu mandato. A equipe de transição do novo prefeito acusa a atual administração de não fornecer informações financeiros essenciais para o planejamento do próximo governo.
O prefeito eleito, Evandro Leitão, declarou que “os dados não chegam às nossas mãos”. A vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar, também criticou a falta de clareza na entrega das informações. Até o Ministério Público do Ceará já levantou questionamentos sobre o processo de transição.
Confira o impacto econômico do Réveillon de Fortaleza em 2023
Em 2023, o Réveillon em Fortaleza teve um impacto econômico muito relevante, movimentando R$ 3,4 bilhões e gerando mais de 186 mil empregos, entre formais e informais.
Entre 15 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023, aproximadamente 550 mil turistas visitaram a cidade, com um gasto médio de R$ 4.479,82 por pessoa. Os dados são do Observatório do Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza.
“É um prejuízo que o empreendedor e os profissionais fortalezenses terão que amargar”, comentou Jackson Pereira Jr. articulista de negócios do Economic News Brasil.