Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Veículos híbridos terão isenção de IPVA por dois anos em São Paulo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto que isenta do IPVA veículos híbridos e movidos a hidrogênio até R$ 250 mil. A medida vale de 2025 a 2026 e será sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas
Na imagem dois carros brancos sendo recarregados por energia elétrica em alusão à aprovação de projeto de lei em São Paulo que concede isenção para veículos híbridos
Pixabay

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) deu um passo importante para incentivar a mobilidade sustentável. Durante sessão extraordinária na última terça-feira (10), houve a aprovação da proposta que confere isenção de veículos híbridos (movidos a hidrogênio ou híbridos, motores a combustão e elétricos). Dessa forma, não haverá incidência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Foram 53 votos favoráveis e 10 contrários.

Qual o prazo para a isenção de IPVA começar a valer?

A isenção para veículos híbridos será implementada a partir de 1º de janeiro de 2025 e vigorará até dezembro de 2026, após a sanção do governador Tarcísio de Freitas. Considerando que o projeto de lei é de autoria do próprio governo estadual, a expectativa é de que a sanção ocorra sem obstáculos.

Conforme o projeto aprovado, a iniciativa vale para os modelos de até R$ 250 mil. Após os 2 anos de vigência, a alíquota será gradualmente ajustada, passando a ser de 2% em 2028, 3% em 2029 e atingindo 4% a partir de 2030.

O que são veículos híbridos?

A isenção para veículos híbridos não são por acaso. Na verdade, são automóveis que combinam duas fontes de energia: um motor a combustão tradicional (que funciona com gasolina, etanol ou diesel) e um motor elétrico. Essa combinação permite que o carro utilize a energia de forma mais eficiente, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Os veículos híbridos representam um avanço significativo na tecnologia automotiva, oferecendo uma alternativa mais eficiente e sustentável aos veículos a combustão tradicional, o que motivou a isenção por parte do estado paulista. A combinação de motor a combustão e motor elétrico proporciona uma experiência de condução agradável, com menor impacto ambiental.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas