Onze voos da Azul previstos para esta sexta-feira (20), com saída do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foram cancelados, conforme informou a companhia aérea.
Quais foram os motivos para cancelamento de voos da Azul?
Sem especificar o problema que motivou a decisão, a Azul disse que o cancelamento dos voos se deveu a “questões técnicas” Por meio de nota, a companhia destacou que comunicou os cancelamentos com pelo menos 24 horas de antecedência, e os passageiros receberam notificações por seus canais oficiais.
A empresa afirmou que está assistindo os viajantes e reacomodando-os em voos alternativos. “A Azul lamenta os transtornos e reforça que medidas como essa são essenciais para garantir a segurança, valor primordial da companhia”, declarou sobre o cancelamento de voos.
Posicionamento da Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orientou que, em casos de atrasos, cancelamentos de voos (caso da Azul) ou reclamações dos passageiros, a primeira medida deve ser procurar a própria empresa responsável pela viagem para resolver o problema.
“Se o cliente não tiver suas necessidades atendidas ou sentir que seus direitos foram desrespeitados no contato com a empresa aérea, recomenda-se registrar a reclamação na plataforma Consumidor.gov.br para solução do conflito por meio de mediação dos órgãos de defesa do consumidor”, recomenda a Anac em situações como a do cancelamento de voos da Azula.
Quinto aeroporto mais movimentado do país
Embora não se localize na região metropolitana de São Paulo, o aeroporto de Viracopos é o quinto com mais movimento do país. Trata-se de rota para embarque e desembarque de cargas, além de voos domésticos rotineiros. Além disso, o fato de a cidade de Campinas ter se tornado uma grande cidade faz com que o aeroporto se torne rota para voos de diversas partes do país. Portanto, o cancelamento de voos da Azul gera contratempos para além da região.









