O índice europeu STOXX 600 encerrou esta segunda-feira (23) com alta de 0,1%, impulsionado pelo avanço no setor de saúde. O desempenho ocorre em uma semana de volumes reduzidos devido ao feriado de Natal. Além disso, as bolsas de valores da Europa fecharam o dia mistas.
Após registrar sua maior queda semanal em mais de três meses, o STOXX 600 conseguiu uma leve recuperação nesta segunda-feira. O setor de saúde foi o grande destaque, com alta de 1,4%, puxada pela valorização de 5,7% nas ações da Novo Nordisk. A farmacêutica recebeu uma notícia positiva com a aprovação do Alhemo, medicamento para distúrbios hemorrágicos, pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).
Apesar do avanço, a empresa ainda lida com os impactos de uma queda de quase 21% na sexta-feira passada, quando resultados desanimadores do medicamento experimental contra obesidade CagriSema reduziram até US$ 125 bilhões de seu valor de mercado.
Em contrapartida, o setor de viagens e lazer liderou as perdas, com uma queda de 2%. A desvalorização foi influenciada pela empresa sueca de jogos online Evolution e as ações recuaram 10,1%.
As bolsas de valores da Europa refletiram desempenhos mistos. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,22%, enquanto o DAX de Frankfurt e o CAC-40 de Paris tiveram quedas de 0,18% e 0,03%, respectivamente. Já Lisboa foi o destaque positivo, com valorização de 0,46% no PSI20. Milão e Madri também fecharam em baixa, com recuos de 0,08% e 0,28%.