Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Na última sexta-feira de 2024, bolsas europeias fecham semana em alta

O índice STOXX 600 teve alta de 0,67% na sexta-feira, fechando a semana com ganho de 1%. Setores financeiro, de saúde e automotivo impulsionaram a alta. Apesar das tensões geopolíticas e recuperação econômica lenta, o ganho anual é de 5,2%
Gráfico de ações no mercado financeiro. alta nas bolsas europeias na última sexta de 2024
Pixabay

Nesta sexta-feira (27/12), a última de 2024, as bolsas europeias fecharam em alta. O índice europeu STOXX 600 registrou seu primeiro avanço semanal de dezembro, com uma alta de 0,67%, fechando a 507,18 pontos. Segundo a Reuters, o índice ganhou cerca de 1% na semana, que teve volumes de negociação abaixo da média devido ao feriado de Natal e ao fechamento de mercados.

Alta nas bolsas europeias após quedas antes do Natal

Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank, comentou sobre os baixos volumes de negociação. “Estamos saindo de um feriado de Natal e os volumes estão extremamente fracos. Não podemos tirar conclusões definitivas sobre o que estamos vendo nesses dias”, argumentou, apesar alta nas bolsas europeias.

Durante a sessão desta sexta, o setor automotivo teve o maior avanço percentual em meio à alta nas bolsas europeias, subindo 1,4%. O setor de saúde também teve um bom desempenho, com alta de 1%, impulsionado pelo crescimento de 2,1% da Novo Nordisk. Os bancos da zona do euro avançaram 1,3%, com destaque para o Credit Agricole e o BNP Paribas.

Desempenho no ano foi aquém por conflitos geopolíticos

Embora o STOXX 600 tenha alcançado máximas históricas ao longo do anos de 2024, seu ganho geral para o ano foi de apenas 5,2%, afetado por tensões geopolíticas, uma recuperação econômica lenta na China e uma perspectiva econômica doméstica fraca.

Em outros mercados europeus, o índice Financial Times, em Londres, subiu 0,16%, a 8.149,78 pontos. Em Frankfurt, o DAX ganhou 0,68%, a 19.984,32 pontos. Já o CAC-40, em Paris, avançou 1%, fechando a 7.355,37 pontos.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas