As bolsas de valores dos Estados Unidos (EUA) fecharam em queda nesta segunda-feira (30), impactadas por realizações de lucro em tecnologia após um ano de forte valorização. A Boeing e o grupo das “Sete Magníficas” estiveram entre os destaques negativos do dia.
O Dow Jones recuou 0,77%, fechando aos 42.992,21 pontos, enquanto o Nasdaq perdeu 1,49%, terminando em 19.722,03 pontos. O S&P 500 também caiu 1,11%, encerrando a sessão nos 5.970,84 pontos.
Boeing enfrenta perdas após incidentes com aeronaves
As ações da Boeing caíram 2,31%, após dois acidentes envolvendo aeronaves da fabricante no fim de semana. Na Coreia do Sul, um Boeing 737-800 da Jeju Air sofreu um grave acidente ao derrapar na pista do aeroporto de Muan, resultando em 179 mortes. Na Noruega, outra aeronave da KLM precisou realizar um pouso de emergência devido a falhas hidráulicas.
Mesmo com a redução das perdas no fechamento, a empresa segue sob pressão devido aos impactos negativos desses episódios.
Bolsas dos EUA: Setor de tecnologia continua sob realização de lucros
Os papéis das grandes empresas de tecnologia apresentaram quedas nas bolsas de valores dos EUA. A Tesla recuou 3,30% antes de divulgar seu relatório de entregas, enquanto a Apple e a Amazon caíram 1,33% e 1,09%, respectivamente.
No grupo, Meta (-1,43%) e Microsoft (-1,32%) também registraram perdas. A Nvidia, por outro lado, conseguiu avançar 0,35%, destacando-se como a única alta entre as “Sete Magníficas”.
Expectativas para o encerramento do ano
Apesar do momento de queda, o ano de 2024 deverá terminar com os maiores ganhos nos mercados acionários americanos desde 1997, segundo análises do Swissquote Bank.
As bolsas de NY e Nasdaq não operarão em 9 de janeiro devido a homenagens ao ex-presidente Jimmy Carter. O mercado de renda fixa também terá funcionamento reduzido na data.