Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Evandro Leitão renuncia à presidência da Alece para assumir Prefeitura de Fortaleza

Renúncia de Evandro Leitão à presidência da Alece para assumir como prefeito de Fortaleza
(Imagem: divulgação/Alece)

O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), comunicou nesta terça-feira (31) a renúncia ao mandato de deputado estadual da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), onde também exercia a presidência. A renúncia é um passo necessário para que ele assuma a Prefeitura de Fortaleza. A vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar (PSD), também já havia deixado o cargo.

Oscar Rodrigues, do União Brasil, também renunciou ao cargo de deputado estadual para assumir a Prefeitura de Sobral, cargo que assumirá a partir de 1º de janeiro de 2025.

Evandro Leitão explicou renuncia nas redes

Em mensagem publicada nas redes sociais, Evandro expressou gratidão pelos 10 anos dedicados ao Parlamento. “Encerro o ano e a passagem pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a nossa Alece, muito feliz por tudo o que pude viver, aprender e entregar neste período” disse Evandro Leitão após renúncia.

Com a renúncia de Evandro Leitão, o comando da Alece será assumido temporariamente pelo 1º vice-presidente, Fernando Santana (PT). No entanto, Santana assumirá em fevereiro a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, e o deputado Romeu Aldigueri (PDT), presidente eleito da Casa, assumirá o comando do biênio 2025-2026.

Intriga nos bastidores

A escolha de Aldigueri como presidente da Alece ocorreu após polêmicas dentro da base aliada do governador Elmano de Freitas (PT). Inicialmente, Fernando Santana era o indicado, mas a decisão gerou insatisfações entre aliados, incluindo o senador Cid Gomes (PSB), que criticou o excesso de cargos concentrados no PT. Após negociações, Santana retirou sua candidatura, e Aldigueri foi escolhido como forma de pacificar a base aliada. O governador Elmano destacou que Cid foi consultado e aprovou a decisão.

Aldigueri, que antes era líder do governo na Alece, será substituído nessa função pelo deputado Guilherme Sampaio (PT). A nova composição da mesa diretora da Assembleia também foi definida, com Romeu Aldigueri na presidência e Danniel Oliveira (MDB) na 1ª vice-presidência, entre outros nomes.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas