A partir desta quarta-feira (8/10), brasileiros e cidadãos de várias países ao redor do mundo precisarão pagar 10 libras esterlinas (o que equivale a aproximadamente R$ 77) em uma espécie de “taxa de viagem do Reino Unido” para obter a Autorização de Viagem Eletrônica (ETA, na sigla em inglês) para entrar no Reino Unido.
Quais tipos de viagem terão de pagar a taxa de viagem do Reino Unido?
A medida (taxa de viagem do Reino Unido) afeta todos os tipos de passaportes (comum, oficial ou diplomático) de pessoas sem nacionalidade britânica ou irlandesa, que desejam visitar os países que compõem o Reino Unido: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales, incluindo bebês e crianças.
Quem está inseto de pagar o ETA?
Segundo o governo britânico, quem já possui visto ou permissão para viver, trabalhar ou estudar no Reino Unido não precisará da ETA. A autorização (taxa de viagem do Reino Unido) permite estadias de até seis meses, mas não autoriza trabalho remunerado ou não remunerado, exceto para portadores de visto Creative Worker.
A solicitação pode ser feita através de aplicativo para iPhone ou no site do governo britânico. O processo exige o envio digitalizado do passaporte, uma foto recente e o número de um cartão de crédito ou débito. Cada viajante deve solicitar individualmente.
De acordo com o Itamaraty, a resposta para a solicitação da ETA (taxa de viagem do Reino Unido) será dada em até três dias úteis, em média. Mais informações estão disponíveis no site do Ministério das Relações Exteriores.