Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Trump formaliza saída dos EUA do Acordo de Paris

Donald Trump anunciou a saída dos EUA do Acordo de Paris, revogando 79 medidas ambientais de Biden. A decisão preocupa especialistas, pois os EUA são a maior economia e segunda maior emissora de gases de efeito estufa, impactando a luta climática global
Imagem de Trump em cerimônia de posse. Trump formaliza saída dos EUA do Acordo de Paris
Reprodução/YouTube

O presidente Donald Trump, em discurso para 20 mil apoiadores na Arena Capital One, em Washington, Estados unidos, anunciou novamente a saída dos EUA do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, formalizando a decisão por meio de um decreto presidencial. A medida reforça sua postura contrária a regulamentações ambientais e favorável ao setor de combustíveis fósseis, prometendo reverter 79 políticas adotadas pelo governo Biden.

Novamente, os EUA saem do Acordo de Paris

Durante seu primeiro mandato, que se iniciou em 2017, Trump já havia retirado os EUA do Acordo de Paris, alegando prejuízos econômicos para o país, decisão revertida em 2021 pelo democrata Joe Biden. Com a nova retirada do Acordo de Paris, os EUA se unem a países como Irã, Líbia e Iêmen, os únicos fora do pacto global de 2015.

Retirada ainda depende de manifestação na ONU

A saída, no entanto, depende de oficialização pela ONU (Organização das nações Unidas). O Acordo de Paris, firmado na COP21, visa limitar o aquecimento global a menos de 2°C. Mas com esforços para alcançar 1,5°C até o final do século. Especialistas alertam que a decisão pode impactar a luta global contra as mudanças climáticas. Afinal de contas, os EUA são a maior economia mundial e a segunda maior emissora de gases de efeito estufa.

“Os riscos incluem a possibilidade de os EUA ainda interferirem nas negociações e de outros países seguirem o exemplo, enfraquecendo o esforço multilateral”, explica Claudio Angelo, do Observatório do Clima, ao G1, ao analisar os efeitos da saída dos EUA do Acordo de Paris.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas