Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Preços de eletroeletrônicos caem em 2024, mas dólar preocupa

Apesar da queda nos preços de eletrônicos, o dólar valorizado pode pressionar os custos e provocar aumentos já no primeiro semestre de 2025.
Preços de eletrônicos caíram 3,6% em 2024, mas alta do dólar pode reverter essa tendência e impactar o comércio online em 2025.
(Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Os preços de eletroeletrônicos no comércio online brasileiro registraram uma redução de 3,6% em 2024, de acordo com o Índice de Preços Fipe/Buscapé, divulgado nesta terça-feira (21). Apesar dessa queda, a alta do dólar ao longo do ano passado pode alterar esse cenário nos próximos meses.

Em dezembro, houve uma leve inversão na trajetória de queda devido ao período de promoções da Black Friday e à maior demanda típica das festas de fim de ano. Esse comportamento, segundo analistas, não deve se manter para 2025.

Alta do dólar pode pressionar preços dos eletroeletrônicos ainda no primeiro semestre

Mesmo com a redução nos preços dos eletroeletrônicos, o dólar fechou 2024 com alta acumulada de 23,7%, atingindo R$ 6,18. Esse aumento pode ser um fator determinante para a possível retomada dos preços em 2025.

Para Sérgio Crispim, pesquisador da Fipe, a valorização do câmbio já começa a impactar a precificação dos eletroeletrônicos e pode levar a uma inversão no comportamento do setor nos próximos meses.

“Os preços vêm caindo globalmente e no Brasil, mas essa redução tem perdido força ao longo de 2024 por conta da valorização do dólar. Se esse cenário persistir, é possível que os preços voltem a subir ainda no primeiro semestre de 2025”, explica.

Celulares e eletroportáteis tiveram maior queda no ano

Os eletroeletrônicos com as maiores reduções de preços em 2024 foram:

  • Celulares: queda de 5,4%
  • Eletroportáteis: redução de 4,3%
  • Vídeo e áudio: baixa de 5,1%

O impacto da valorização do dólar nesses segmentos pode levar a um reajuste nas próximas atualizações do índice.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas