O Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou alta nos preços de alimentos como a cebola, cenoura e tomate em dezembro, enquanto a batata registrou queda significativa.
Por que houve alta e queda nos preços dos alimentos?
De acordo com o relatório sobre alta e queda de alimentos, a batata, que vinha apresentando redução de preços desde julho de 2024, sofreu nova baixa em dezembro, com queda média de 27,33% nas Ceasas, impulsionada pela maior oferta no Paraná. Já a cebola teve alta devido à transição de safra, com a Região Sul assumindo o protagonismo na oferta.
A cenoura, por sua vez, apresentou alta de preços pelo segundo mês consecutivo, causada pela menor oferta de estados como Bahia e Goiás e pela concentração da produção em Minas Gerais. O tomate registrou um aumento de mais de 18% na comparação com novembro, revertendo as quedas do alimento no segundo semestre de 2024.
Valor das frutas
No segmento de frutas, a Conab destacou aumento nos preços da banana, maçã e melancia, enquanto alimentos como a laranja e o mamão tiveram queda. A banana subiu devido à menor oferta, e a maçã enfrentou alta de preços e baixa comercialização, reflexo do fim dos estoques.
Já a melancia teve oscilações de preços devido à demanda estagnada em algumas regiões. No caso da laranja, apesar da queda no preço do alimento, o valor ainda é considerado elevado. O mamão apresentou redução na comercialização e aumento das cotações, resultado da menor colheita das variedades papaia e formosa.