Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Cheque mantém baixa participação nas operações de pagamento

O uso de cheques no Brasil caiu 18% em 2024, representando apenas 0,5% das transações financeiras. Apesar da queda, não há previsão de seu fim, pois ainda é utilizado em transações de maior valor, em locais sem internet ou como caução
Imagem de um cheque sendo assinado. Uso de cheque representa apenas 0,5% das movimentações financeiras
Pixabay

O uso de cheques atualmente representa apenas 0,5% dos pagamentos no Brasil, mas seu fim não está previsto. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revela que, no ano passado, o uso de cheques caiu 18%, somando uma queda de 96% desde 1995.

Uso de cheques em 2024

Em 2024, foram emitidos 137,6 milhões de cheques, totalizando R$ 523,19 bilhões. Desde 1995, a compensação de cheques ultrapassou 3,3 bilhões. O levantamento foi feito com base na Compe (Serviço de Compensação de Cheques).

Apesar da digitalização, o uso de cheques no Brasil se deve a fatores como resistência à tecnologia, a utilização em comércios que não aceitam outros meios de pagamento, além do uso como caução ou em áreas com problemas de internet. O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, explica que o valor médio do cheque é maior, sendo usado para transações de valores elevados, enquanto transações do dia a dia se realizam pelo Pix.

Sem previsão de extinção

Embora o uso do cheque esteja em queda, a Febraban esclarece que não há previsão legal ou regulatória para sua extinção. A resistência ao uso de meios digitais, apesar da digitalização crescente, mantém o cheque em circulação. A Febraban também destaca que, devido aos custos e à complexidade, o cheque se torna cada vez mais obsoleto.

Apesar dos riscos de fraudes digitais, o uso do cheque não deve retornar. A evolução dos meios digitais, com múltiplos fatores de autenticação, torna os cheques vulneráveis a fraudes, o que dificulta qualquer possibilidade de retomada desse meio de pagamento.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas