O BNDES vai financiar R$ 2,1 bilhões para a venda de 16 aeronaves Embraer E-175 à Republic Airways, companhia aérea norte-americana que opera exclusivamente com aviões da fabricante brasileira. A entrega está prevista para 2025, com pagamento realizado em dólares. Esse contrato reforça a presença da Embraer no mercado internacional e destaca o papel estratégico do BNDES no apoio à exportação de produtos brasileiros de alto valor agregado.
Como será a venda de aviões brasileiros?
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a Embraer é a maior exportadora de bens de alta tecnologia do Brasil e gera mais de 87% dos 21.000 empregos no país. Desde 1997, o banco já financiou cerca de US$ 26 bilhões na exportação de mais de 1.300 aeronaves. Por isso, a empresa se consolidou como uma das líderes globais no setor aeroespacial. Além disso, Mercadante destacou que operações como essa (venda de aviões brasileiros) promovem o fortalecimento da cadeia produtiva brasileira e o desenvolvimento da economia nacional.
Cliente internacional da Embraer
A Republic Airways é um dos principais clientes internacionais das vendas de aviões brasileiros da Embraer. A companhia opera uma frota com mais de 200 aeronaves E-170 e E-175. Além disso, realiza cerca de 900 voos diários para mais de 80 cidades nos Estados Unidos e no Canadá. Seus serviços são realizados em parceria com grandes marcas, como American Eagle, Delta Connection e United Express.
Com negócios que abrangem aviação comercial, executiva, defesa, segurança e agrícola, a Embraer segue como referência global, contribuindo para a inovação tecnológica e a expansão econômica do Brasil.








