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BNDES libera crédito bilionário para rodovias no Paraná

O BNDES assinou contrato de R$ 6,38 bilhões com a EPR Litoral Pioneiro para modernizar rodovias no Paraná. O projeto inclui duplicações, novas vias e acesso ao Porto de Paranaguá, integrando o PAC. A concessão prevê R$ 16 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos
Estrada no estado do Paraná. Rodovias no Paraná recebem aporte bilionário do BNDES
Foto: Alessandro Vieira/CC Paraná

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a concessionária EPR Litoral Pioneiro formalizaram, nesta quarta-feira (29), um contrato de financiamento no valor de R$ 6,38 bilhões para melhorias em rodovias do Paraná. A assinatura ocorreu durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Rodovias no Paraná integra PAC

O investimento em rodovias no Paraná faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será composto por R$ 829 milhões em financiamento direto do BNDES e R$ 5,55 bilhões via emissão de debêntures – títulos de crédito de renda fixa que captam recursos no mercado financeiro.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou que o banco tem sido o principal financiador da infraestrutura rodoviária no Brasil, cobrindo 85% dos investimentos no setor. Ele destacou ainda que, em 2024, a instituição aprovou um volume recorde de R$ 23 bilhões para projetos rodoviários, o maior em seus 72 anos de existência.

“Sem um financiamento de longo prazo para essa infraestrutura desafiadora, enfrentamos problemas de produtividade, eficiência e até de sustentabilidade, com maior emissão de gases de efeito estufa e custos elevados de manutenção de veículos”, afirmou Mercadante na cerimônia de investimentos em rodovias no Paraná.

Papel do setor privado

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também destacou o papel do setor privado nos investimentos. “Já leiloamos quatro lotes e, ainda este ano, realizaremos os dois últimos leilões no Paraná. O estado alcançará um volume histórico de investimentos em rodovias: aplicação de R$ 60 bilhões para modernização e segurança viária. O Brasil está com a taxa de desemprego no nível mais baixo porque os investimentos privados atingiram seu patamar máximo”, disse.

Ele enfatizou que as melhorias na infraestrutura rodoviária aumentarão a capacidade de exportação do Paraná e de estados vizinhos, ao proporcionar maior fluidez e velocidade média no transporte.

Obras e investimentos

Com os novos recursos, a EPR Litoral Pioneiro duplicará 350 quilômetros de rodovias federais e estaduais (no Paraná). Mas também construirá 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais. O projeto também inclui um novo acesso ao Porto de Paranaguá, estratégico para o escoamento da produção agrícola do centro-sul do país.

Ao longo dos 30 anos de concessão da EPR Litoral Pioneiro, os investimentos previstos somam R$ 16 bilhões. Desse total, R$ 10,5 bilhões serão destinados a expansão e melhorias, e R$ 5,5 bilhões à manutenção das estradas. A concessão abrange trechos das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369, além de rodovias estaduais, beneficiando 27 municípios paranaenses, incluindo Curitiba.

Atualmente, a malha concedida conta com quatro praças de pedágio em funcionamento e mais duas em implantação. Segundo comunicado da Presidência, a tarifa média do pedágio será 31% inferior à praticada em concessões anteriores.

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