A Latam Airlines fechou o quarto trimestre de 2024 com um lucro líquido de US$ 272 milhões, um crescimento de 227,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Ebitdar, indicador que mede o desempenho financeiro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, alcançou US$ 865,9 milhões, uma alta de 28,2%.
No trimestre, a receita da companhia aérea somou US$ 3,3 bilhões, representando um crescimento anual de 4,4%. Já no acumulado do ano, a Latam registrou um lucro líquido de US$ 977 milhões, um avanço de 67,9%. O Ebitdar ajustado foi de US$ 3,1 bilhões, com uma margem operacional ajustada de 12,7%, o maior nível já registrado pela empresa.
Maior volume de passageiros e crescimento na oferta de voos
Ao longo de 2024, a Latam transportou 82 milhões de passageiros, o maior número da sua história. O aumento na demanda contribuiu para um crescimento de 15,1% na capacidade consolidada, medida pelo indicador ASK (Assentos Quilômetro Ofertados). Atualmente, a empresa opera voos para 151 destinos em 27 países.
Mesmo diante de desafios como inflação, variação cambial e aumento da carga tributária, a Latam vê espaço para manter sua expansão.
“O cenário macroeconômico impõe desafios, mas conseguimos avançar mesmo nesse contexto”, afirmou Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.
Lucro da Latam: dívida em queda e liquidez fortalecida
A empresa terminou 2024 com US$ 1,96 bilhão em caixa. No lado das obrigações financeiras, a dívida consolidada da frota somou US$ 4,4 bilhões, enquanto a dívida não relacionada à frota ficou em US$ 2,7 bilhões. No total, a dívida bruta atingiu US$ 7,2 bilhões, com a dívida líquida encerrando o ano em US$ 5,2 bilhões.
A relação entre dívida líquida e resultado operacional caiu para 1,7 vez, abaixo das 2,1 vezes registradas no ano anterior. A Latam também investiu US$ 207 milhões para refinanciar parte de sua dívida e destinou US$ 175 milhões para o pagamento de dividendos.
“A estratégia de refinanciamento nos permitiu reduzir custos com juros e fortalecer nosso caixa”, afirmou a empresa.
Expansão da frota e desafios na indústria
A companhia prevê faturamento entre US$ 14 bilhões e US$ 14,5 bilhões em 2025, refletindo sua confiança no crescimento do setor. No último ano, 16 novas aeronaves foram incorporadas, elevando sua frota para 347 aviões. A renovação da frota de corredor único foi concluída, enquanto 54% da frota de longo alcance já passou por modernização.
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Apesar desse avanço, a disponibilidade de aviões segue como um desafio para toda a indústria, inclusive para a Latam. As entregas de novas aeronaves por fabricantes como Boeing e Airbus ainda não retornaram aos níveis pré-pandemia. Além disso, o tempo de manutenção de motores tem sido mais longo, o que impacta a oferta de aviões prontos para operação.
“Sabemos que há dificuldades na entrega de aeronaves, mas levamos isso em conta no nosso planejamento”, disse Jerome Cadier.
Para enfrentar essa situação, a Latam avalia a possível aquisição de novos modelos, incluindo jatos da Embraer e o Airbus A220, dependendo da disponibilidade no mercado e da demanda de passageiros.
Com crescimento expressivo nos lucros, recorde no número de passageiros e novas aeronaves chegando, a Latam busca consolidar sua posição no setor aéreo, mantendo um olhar atento aos desafios da indústria.