Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Trump assina decreto para criar fundo para possível compra do TikTok

Trump assinou um decreto para criar um fundo soberano que possibilita a aquisição do TikTok, caso empresas privadas não atendam às exigências de segurança dos EUA. A medida busca evitar o banimento da plataforma e garantir controle estatal sobre seus ativos
Aquisição do TikTok Trump cria fundo para possível compra
Pixabay

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (3/2) um decreto para a criação de um fundo soberano que viabilizaria a aquisição do TikTok. A medida permite que o governo norte-americano invista diretamente em ativos financeiros da empresa e tenha controle acionário, lucrando com dividendos ou valorização dos ativos. As informações são da Associated Press.

Por que a aquisição do TikTok interessa ao Trump?

A decisão (aquisição) ocorre em meio à polêmica sobre a proibição do TikTok nos EUA. O governo do ex-presidente Joe Biden sancionou uma lei exigindo a venda da plataforma a uma empresa norte-americana, alegando riscos de segurança ligados à controladora chinesa ByteDance. Caso não houvesse um comprador, o aplicativo seria banido. Embora a proibição estivesse prevista para 19 de janeiro, o TikTok permaneceu no ar sem nova aquisição.

Extensão do prazo para compra da rede

No primeiro dia de seu novo mandato, Trump assinou um decreto estendendo o prazo para a venda até abril. A medida (aquisição do aquisição do TikTok) também prevê que, caso nenhuma empresa privada cumpra as exigências de segurança nacional dos EUA, o fundo soberano do governo possa assumir o controle da rede social, evitando seu banimento e garantindo lucro ao Estado.

O decreto sobre aquisição do TikTok orienta o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o secretário do Comércio, Howard Lutnick, a estruturar o fundo. Apesar dessa iniciativa, o governo também considera alternativas no setor privado. Trump mencionou a possibilidade de venda para bilionários como Elon Musk (Tesla, SpaceX) e Larry Ellison (Oracle), ambos alinhados ideologicamente ao republicano.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas