O Grupo São Luiz, um dos maiores nomes do varejo cearense, está prestes a expandir ainda mais sua presença no Ceará, com a abertura de cinco novas unidades até o final de 2025. Com inaugurações programadas para diferentes cidades, a rede vai encerrar o ano com 34 lojas em operação, mantendo a meta de alcançar 38 unidades até 2026.
“Estamos investindo estrategicamente na expansão da nossa presença no Ceará, com o objetivo de ampliar nossa atuação para além de Fortaleza e consolidar o São Luiz em outras regiões do estado. Para isso, seguimos alinhados às demandas de mercado, analisando o perfil e o potencial de cada região”, explica Fernando Ramalho, CEO do Grupo São Luiz.
Essa expansão faz parte de uma estratégia para fortalecer a presença da empresa e consolidar-se como líder no mercado em todo o estado, diversificando formatos, acompanhando as tendências do setor e respondendo à crescente demanda dos consumidores por opções de abastecimento mais acessíveis e de qualidade.
Abertura de novas unidades do Grupo São Luiz
O plano de expansão do Grupo São Luiz inclui a inauguração de unidades das bandeiras Mercadinhos São Luiz e Mercadão. Juntas, vão agregar mais cinco endereços ao portfólio da empresa. A primeira fase da expansão ocorrerá ao longo do primeiro e segundo semestre de 2025. Com três lojas do Mercadão, formato conhecido por operar com marcas de qualidade de produtos e foco em preços mais competitivos voltados ao abastecimento doméstico. Estão previstas para abrir em municípios estratégicos como Caucaia, Borges de Melo e Juazeiro do Norte, onde vamos ser o primeiro Mercadão da região.
Já as duas unidades do Mercadinhos São Luiz, que possuem um mix de produtos, incluindo itens do segmento de saúde, conveniência e gourmet que proporcionam uma experiência exclusiva ai consumidor. Serão abertas nos bairros Dionísio Torres e Porto das Dunas, ambos em Fortaleza.
Mercadinhos São Luiz retorna a antigo endereço
Um dado interessante sobre a nova unidade no bairro Dionísio Torres é que, anteriormente, o local já abrigou uma loja do Grupo São Luiz. Após o fechamento dessa unidade, o espaço foi ocupado por outro supermercado. Agora, o Mercadinhos São Luiz faz seu retorno ao endereço, inaugurando uma nova unidade. Essa decisão estratégica foi tomada após uma análise da localidade, por ser um local de grande movimentação, estando próximo a duas grandes avenidas.
Com a conclusão dessa expansão, o Grupo São Luiz alcançará 34 unidades no Ceará, se aproximando da meta de atingir 38 lojas até o próximo ano. Estima-se que as novas lojas irão gerar cerca de 513 empregos diretos, contribuindo para o fortalecimento da economia local e da geração de empregos. Dessa quantidade, o grupo irá remanejar de 30% a 40% veteranos que serão transferidos de outras lojas.

Mercadão: o formato inovador que está ganhando espaço
A bandeira Mercadões São Luiz, que já possui oito lojas e promete chegar a 11 até o fim de 2025, tem se destacado pelo seu conceito focado em descontos e mix reduzido de produtos voltados ao abastecimento doméstico. A proposta é atender a uma demanda crescente por preços acessíveis, com produtos essenciais para o dia a dia, sem abrir mão da qualidade.
O Mercadinhos São Luiz do Grupo São Luiz busca atender principalmente consumidores que buscam um custo-benefício mais vantajoso. Oferecendo soluções rápidas e práticas para quem precisa de conveniência e economia.
Mercadinhos São Luiz é eleita a terceira melhor empresa para se trabalhar
A rede cearense Mercadinhos São Luiz conquistou uma posição de prestígio no cenário empresarial nacional. Foi reconhecida como uma das três melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2024. O reconhecimento reflete o compromisso da empresa com um ambiente de trabalho saudável, valorização dos colaboradores e um crescimento sólido no setor varejista.
O prêmio, concedido pelo instituto Great Place To Work (GPTW), consolidou o Mercadinhos São Luiz como a empresa cearense com o melhor desempenho na história do ranking nacional. O feito ressalta a excelência no atendimento e na gestão e também a cultura organizacional baseada em respeito, inovação e desenvolvimento.
Nos últimos anos, a rede se destacou no setor de varejo e agora alcança uma posição ainda mais relevante ao ser reconhecida entre empresas de diferentes segmentos. Evidenciando a dedicação da rede em criar um espaço de trabalho motivador e acolhedor para seus funcionários.
História de sucesso e determinação
Fundado em 1972 por João Melo, o Grupo São Luiz começou suas atividades com uma pequena loja de aproximadamente 300 m² e apenas 12 funcionários. Desde então, a rede cresceu exponencialmente, conquistando o mercado cearense. Consolidando-se como a segunda maior rede supermercadista do estado, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O compromisso com a inovação tem sido uma constante ao longo dos anos. A criação da bandeira Mercadão, Mercadinhos e o desenvolvimento de projetos experimentais, como os Mini Mercadinhos, reforçam a capacidade da empresa em se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades de seus clientes.
“Toda nova loja vem com o que há de melhor em equipamento, atendimento para que o cliente possa ser atendido o mais rápido possível. Trabalhamos muito em inovação em termos de produtividade para que possamos atender bem os nossos clientes em todos os sentidos”, destacou Ramalho.
O formato Mini Mercadinhos, em fase de testes, já conta com uma unidade na Praia de Iracema, próxima à Avenida Beira-Mar. E busca oferecer uma experiência de conveniência para consumidores em regiões estratégicas.
Perspectivas para o futuro do Grupo São Luiz
Com um sólido histórico de inovação, expansão estratégica e compromisso com a qualidade, o Grupo São Luiz tem se consolidado como uma referência no setor varejista do Ceará. Além de um modelo de boas práticas empresariais, combinando crescimento econômico com responsabilidade social. As novas inaugurações são mais um passo em direção ao crescimento sustentável, sempre priorizando a satisfação dos clientes e o desenvolvimento das comunidades.
A abertura das cinco novas unidades do Grupo São Luiz é apenas o começo de um período de transformação e solidificação da marca no mercado.