O governo federal planeja elevar a mistura de etanol na gasolina de 27% para 30% ainda em 2025. A decisão, anunciada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), busca reduzir o custo da gasolina e fortalecer o setor de biocombustíveis. Além disso, a mudança pode trazer benefícios ambientais e econômicos.
Estudo confirma que mudança é segura
Nesta segunda-feira (17), o Instituto Mauá de Tecnologia apresentou um estudo que comprova que o aumento para 30% de etanol não afeta o funcionamento dos motores. O estudo foi encomendado pelo MME e aponta que a nova mistura, chamada E30, pode ser adotada sem prejuízos para os veículos. Portanto, a medida é viável e segura.
O ministério já havia aprovado testes para essa nova composição em dezembro. Agora, a proposta será analisada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Se isso ocorrer, o novo combustível poderá chegar aos postos em breve.
Menos custo e mais benefícios ambientais com etanol na gasolina
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, aumentar o etanol na gasolina pode deixar o combustível mais barato. “O etanol custa menos que a gasolina. Então, a tendência é que o preço final caia”, explicou o ministro em entrevista à TV Globo e ao g1. A medida também impacta a sustentabilidade.
Confira no vídeo avaliação sobre o aumento do etanol na gasolina:
Por outro lado, a iniciativa pode incentivar a produção de etanol no Brasil e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Dessa forma, a emissão de gás carbônico será menor. Isso contribui para um meio ambiente mais sustentável. Além de reduzir custos, a mudança reforça a importância dos biocombustíveis na matriz energética do país.
Quando a mudança pode acontecer?
A proposta será apresentada ao CNPE, que dará a decisão final. Se for aprovada, a nova gasolina com 30% de etanol será implementada de forma gradual. Assim, o governo espera que o E30 esteja disponível nos postos ainda em 2025. Enquanto isso, novos estudos e testes garantirão a eficiência da nova composição.
Alguns consumidores afirmam que não é justo pagar por gasolina e receber uma mistura com mais álcool devido ao aumento do etanol na gasolina. Com a nova proporção, o combustível já ganhou o apelido de “Gasonol”.