O Pacto Brasil no Ceará avança como um marco no fortalecimento da integridade empresarial e no combate à corrupção. Com apoio da Controladoria-Geral do Estado do Ceará (CGE-CE), da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a iniciativa busca consolidar boas práticas no setor privado, promovendo compliance corporativo, transparência empresarial e ética nos negócios.
No dia 3 de abril, o auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) será palco do evento de formalização do apoio de novas instituições ao programa. A FIEC desempenha papel fundamental na mobilização do setor produtivo para aderir ao compromisso com a governança corporativa e com a adoção de programas de integridade.

Impacto do Pacto Brasil no Ceará
A adesão do Ceará à iniciativa representa um avanço significativo na construção de um ambiente de negócios mais seguro e confiável. O Pacto Brasil no Ceará incentiva empresas a adotarem medidas concretas para evitar práticas ilícitas e fortalecer a cultura de conformidade. A CGE-CE, segundo órgão de controle interno do país a apoiar o programa, atuará na disseminação de boas práticas empresariais e no incentivo à adesão por parte de empresas públicas e privadas.
O compromisso firmado pelo estado reflete a importância da responsabilidade corporativa. Isso garante maior credibilidade às empresas que adotam práticas de gestão de riscos e controles internos eficientes. Empresas que aderirem ao pacto terão acesso a uma ferramenta gratuita de autoavaliação, além de benefícios como o uso do selo de empresa aderente e a inclusão no painel de business intelligence (BI) da CGU.
Veja mais detalhes dessa iniciativa no vídeo abaixo:
Vantagens para o setor empresarial
A adesão ao Pacto Brasil no Ceará proporciona diversos benefícios ao empresariado local, incluindo:
- Maior visibilidade no mercado e reconhecimento como empresa ética;
- Acesso a mercados que exigem compliance e transparência;
- Critério de desempate em licitações conforme a Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021);
- Maior competitividade e confiabilidade junto a investidores e parceiros de negócios.
“Ressalto que o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial não prevê o monitoramento e a avaliação das medidas implementadas pelas empresas, uma vez que já existem outras iniciativas da CGU nesse sentido. O objetivo maior do Pacto Brasil é permitir que empresas que desejam aprimorar suas medidas de integridade saibam como fazê-lo. Assim, ao aderir ao Pacto, a empresa tem acesso a uma ferramenta gratuita de autoavaliação, para que ela possa ter uma visão crítica a respeito dos pontos que precisam ser melhorados.” diz Roberto Medeiros, Auditor Federal de Finanças e Controle, lotado na Secretaria de Integridade Privada – SIPRI, da CGU.
Perspectivas futuras e expansão da iniciativa
Com o Ceará se tornando um hub de negócios internacionais, setores como energia renovável, turismo e logística estão no radar de investidores globais que priorizam práticas empresariais éticas. O Pacto Brasil no Ceará surge como uma ferramenta essencial para alinhar o estado às exigências de comércio internacional. Isso irá fortalecer a confiança no ambiente de negócios local.
A CGU e a CGE-CE continuarão incentivando novas adesões e promovendo capacitações sobre governança e integridade corporativa. O programa é um passo fundamental para consolidar um mercado mais justo, transparente e competitivo, beneficiando empresas e a sociedade como um todo.
A FIEC, como entidade representativa do setor produtivo, tem papel estratégico na ampliação do impacto do programa. O apoio da federação reforça a necessidade de uma cultura empresarial pautada na integridade e na governança responsável.
Com a ampliação da iniciativa, espera-se que mais instituições públicas e privadas se engajem. Consolidando o Pacto Brasil no Ceará como referência nacional na promoção da ética empresarial.