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Leilão da CPTM: Grupo Comporte, do fundador da Gol, vence a disputa

O leilão da CPTM, realizado na B3, trouxe uma novidade para o transporte ferroviário de São Paulo: o Grupo Comporte venceu a disputa com uma proposta de 2,57% de desconto. O investimento de R$ 14,3 bilhões transformará as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, aumentando a capacidade para até 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040. Descubra como essa mudança impactará a mobilidade!
Representantes do Grupo Comporte durante o leilão da CPTM na B3, segurando o martelo do pregão em São Paulo.
Representantes do Grupo Comporte no leilão da CPTM na sede da B3, em São Paulo. (Foto: Reprodução)

O leilão da CPTM, realizado nesta sexta-feira (28) na B3, em São Paulo, definiu o novo operador das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. O vencedor foi o Grupo Comporte, administrado pela família do empresário Nenê Constantino, fundador da Gol Linhas Aéreas. A empresa venceu a disputa ao oferecer 2,57% de desconto sobre os pagamentos anuais que o governo de São Paulo fará ao longo de 25 anos de concessão. A CCR, que também participou, apresentou desconto menor, de 1,45%, e ficou em segundo lugar.

Concessão das linhas da CPTM prevê investimentos bilionários

O contrato com o leilão da CPTM faz parte do chamado Lote Alto Tietê. Ele garante que o Grupo Comporte ficará responsável pela operação, expansão e modernização das três linhas. A concessionária deverá investir R$ 14,3 bilhões nos próximos 25 anos. Além disso, o governo estadual fará um aporte adicional de R$ 10 bilhões, destinado a viabilizar obras de infraestrutura e compensar parte dos custos operacionais.

Com isso, o projeto busca ampliar a capacidade do sistema e melhorar a experiência dos usuários no transporte ferroviário da Grande São Paulo.

Na quarta-feira (26/03), funcionários da empresa entraram em greve contra a privatização, afetando mais de 800 mil paulistanos em um único dia.

Resultado do leilão da CPTM trará novas estações e trilhos

O plano inclui 8 novas estações24 reformadas e 4 reconstruídas. No total, mais de 25 quilômetros de trilhos serão adicionados. A meta é transportar até 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040, frente aos 830 mil atuais.

Como parte da concessão definida no leilão da CPTM, a Linha 11-Coral será estendida até César de Souza, em Mogi das Cruzes. Estão previstas quatro novas estações, além da reforma de 14 e a reconstrução de outras três. A ampliação exigirá 4 km de novos trilhos, em área atualmente operada pela MRS Logística.

Trem da CPTM estacionado em plataforma coberta após o leilão da CPTM que transferiu a operação das linhas 11, 12 e 13
Um dos objetivos da concessão é melhorar a frequência dos trens. (Foto: Governo de São Paulo)

Enquanto isso, a Linha 12-Safira será estendida até Suzano, com as novas estações Gabriela Mistral e Cangaíba, ambas com conexão com a Linha 13-Jade e a Linha 2-Verde do Metrô.

Na Linha 13-Jade, o trecho será ampliado em 10,7 km até Bonsucesso, em Guarulhos, com quatro novas estações e reforma das três atuais.

Contrato do leilão da CPTM garante menor intervalo entre trens

Um dos objetivos da concessão é melhorar a frequência dos trens. Por isso, o contrato prevê a modernização dos sistemas de sinalização e energia, o que permite operar com intervalos menores.

Confira:

  • Linha 11-Coral: trens a cada 3 minutos no trecho principal e 6 minutos na extensão;
  • Linha 12-Safira: intervalo de 3 minutos e 15 segundos até Itaquaquecetuba e 6 minutos e meio até Suzano;
  • Linha 13-Jade: trens a cada 10 minutos.

Além do mais, com o leilão da CPTM, o Expresso Aeroporto passará a operar a cada 30 minutos fora do pico e 1 hora nos horários de maior movimento. Uma nova parada será criada na estação Gabriela Mistral, permitindo integração com outras linhas.

Governo participa com R$ 10 bilhões no leilão da CPTM

O governo de São Paulo vai investir R$ 10 bilhões ao longo do contrato. Desse total, cerca de R$ 2 bilhões serão destinados à modernização do sistema de sinalização, essencial para reduzir os intervalos entre trens e garantir mais segurança. Nesse contexto, os repasses serão feitos de forma escalonada, conforme a entrega das obras for avançando.

O que muda para o passageiro

Com a vitória do Grupo Comporte no leilão da CPTM, o paulistano espera que o transporte sobre trilhos passe por mudanças importantes. Assim, os passageiros poderão contar com mais conforto, trens mais frequentes e estações modernizadas.

As principais obras devem ser entregues nos primeiros sete anos. Até 2040, todo o projeto deverá estar concluído de acordo com o estabelecido no leilão da CPTM.

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