A Boeing anunciou na terça-feira, 22, a venda de parte de sua divisão Digital Aviation Solutions para a empresa de investimentos Thoma Bravo. O valor do acordo corporativo é de US$ 10,55 bilhões (R$ 60 bi), pago em dinheiro, e tem como objetivo reforçar o capital da fabricante, permitindo maior foco em seu core business. A transação envolve as plataformas Jeppesen, ForeFlight, AerData e OzRunways, que pertenciam à divisão digital da Boeing. A venda de ativos corporativos reflete a transformação digital nas empresas, com a Boeing buscando otimizar suas operações e ajustar sua estrutura organizacional.
A Boeing, no entanto, manterá algumas capacidades digitais essenciais para a manutenção e diagnóstico de suas frotas comerciais e de defesa. Kelly Ortberg afirmou que a transação visa priorizar negócios essenciais, fortalecer o balanço e manter o “investment grade” da Boeing. Desse modo, a decisão de vender a divisão digital visa otimizar a operação e garantir uma posição mais robusta no mercado financeiro global, atraindo mais investimentos estratégicos para a empresa.
Impacto da venda de parte da divisão da Boeing nos funcionários
Cerca de 3.900 funcionários da Boeing serão impactados pela venda, com a transação prevista para ser concluída até o final de 2025, sujeita à aprovação dos órgãos regulatórios. Portanto, a empresa garantiu que trabalhará para assegurar uma transição suave para os colaboradores afetados. Chris Raymond, presidente da Boeing Global Services, enfatizou que o compromisso da companhia com seus clientes “permanece inabalável”, mesmo com a mudança estratégica. Além disso, a reestruturação corporativa também pode gerar risco financeiro em empresas durante esse período de adaptação, especialmente no que se refere à aumento de liquidez.
Apoio financeiro e consultoria jurídica na transação
A Boeing contou com o apoio do Citi para assessoria financeira, enquanto a Thoma Bravo foi orientada pelo escritório jurídico Kirkland & Ellis. A fusão e aquisição refletem a estratégia da Boeing de reestruturar seu portfólio e focar em sua principal área de atuação. As ações da Boeing subiram 1,04% no mercado de ações de Nova York, refletindo uma reação positiva do mercado à movimentação da empresa. Ademais, essa venda não só fortalece a transformação financeira da Boeing, como também pode gerar um impacto significativo no mercado de capital global.