Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

IA na produção de alimentos é nova aposta do mercado, diz CEO da JBS

IA na produção de alimentos foi tema central na fala do CEO da JBS, Gilberto Tomazoni. Ele defendeu o uso da tecnologia para produzir mais com menos, reduzir desperdícios, apoiar pequenos produtores e promover sustentabilidade no agronegócio.
A imagem mostra o Gilberto Tomazoni, CEO da JBS para representar a IA na produção de alimentos
Gilberto Tomazoni, CEO da JBS. Foto: Divulgação JBS

A IA na produção de alimentos está se consolidando como um motor de crescimento sustentável e eficaz. Foi o que defendeu o Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, durante a Global Conference 2025 do Milken Institute, que aconteceu em Los Angeles. Segundo o CEO, a combinação de inteligência artificial e a biotecnologia pode aumentar a produtividade agrícola e reduzir o uso de recursos naturais.

A tecnologia, afirma Tomazoni, precisa chegar também aos pequenos agricultores, que respondem por cerca de 30% da produção global de todos os alimentos. Segundo o executivo, oferecer um suporte técnico e acesso à inovação é essencial para garantir a segurança alimentar em um mundo com a população cada vez mais crescente.

IA na produção de alimentos e o papel dos pequenos produtores

Durante o painel do evento, o Gilberto Tomazoni também explicou como a IA na produção de alimentos já é usada pela JBS para prever a demanda, reduzir o desperdício e melhorar a eficiência. A aplicação da inteligência artificial no agronegócio também fortalece práticas como a agricultura de precisão e a sustentabilidade no agronegócio.

Ele também destacou que a empresa tem usado soluções tecnológicas para o agro, desde o uso de big data no agronegócio até automação agrícola. Essa abordagem visa ampliar a eficiência na produção agrícola e otimizar a cadeia de suprimentos alimentar com o apoio da IA.

Veja mais detalhes sobre a IA na produção de alimentos no vídeo abaixo:

Ajay Banga, presidente do Banco Mundial, reforçou a visão. Segundo ele, é urgente manter os pequenos produtores no campo. “Ferramentas de IA que ajudam a detectar pragas ou orientar o uso de fertilizantes são parte da solução”, disse.

O debate contou ainda com a participação de Mariam AlMheiri, CEO do 2PointZero, e Rich Lesser, presidente global da BCG. Todos concordaram: inovação no agronegócio e inclusão tecnológica são centrais para um futuro alimentar sustentável. A JBS inteligência artificial já é realidade e tende a se expandir, com foco em eficiência e impacto positivo.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas