Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Nova York projeta queda de turistas estrangeiros com Trump no poder

Queda de turistas estrangeiros em Nova York é estimada em 17% em 2025. Segundo autoridades, medidas adotadas por Trump afastam visitantes e podem prejudicar setores como hotelaria, comércio e transporte, afetando a economia da cidade.
A imagem mostra a Estátua da Liberdade para representar a queda de turistas estrangeiros em Nova York
Nova York projeta queda de turistas estrangeiros com Trump no poder. Foto: Canva

A cidade de Nova York projeta uma queda de turistas estrangeiros em 2025. A estimativa foi revisada para baixo, com retração de 17% em relação à previsão anterior.

Nova York espera receber 12,1 milhões de turistas internacionais neste ano, contra os 14,6 milhões previstos em dezembro de 2024. A queda foi atribuída às políticas migratórias e tarifas comerciais adotadas pelo presidente Donald Trump, segundo relatório da NYC Tourism + Conventions.

Políticas de Trump desestimulam viagens para os Estados Unidos

O recuo na previsão de turistas estrangeiros ocorre em um cenário mais amplo de retração no turismo internacional para os EUA. As tarifas elevadas e medidas migratórias rígidas criaram um ambiente menos receptivo, de acordo com especialistas do setor.

A consultoria Tourism Economics apontou que o impacto direto das medidas de Trump afeta não só os preços, mas também a percepção global do país. O presidente da empresa, Adam Sacks, disse que a política externa americana tem influenciado negativamente o apelo turístico, especialmente para visitantes da Europa, América Latina e Ásia.

Além disso, Nova York também revisou a estimativa de visitantes domésticos. A nova previsão caiu de 53 milhões para 52 milhões de pessoas. No total, espera-se que a cidade receba 64,1 milhões de visitantes em 2025, 3,5 milhões a menos que o projetado anteriormente.

Queda de turistas compromete economia local

A queda de turistas estrangeiros pode prejudicar setores que vinham se recuperando após a pandemia. Em 2024, os visitantes internacionais injetaram US$ 23 bilhões na economia local, segundo o controlador municipal Brad Lander.

Visitantes de outros países costumam gastar mais e ficar por mais tempo na cidade, o que favorece hotéis, restaurantes, museus e lojas. Agora, com menos fluxo internacional, empresas ligadas ao turismo devem rever suas expectativas de faturamento para o ano.

O impacto mais evidente vem de mercados estratégicos como Reino Unido e Canadá. O número de canadenses que chegaram por via aérea caiu 7% nos primeiros quatro meses de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Veja no vídeo abaixo alguns dos pontos turísticos de Nova York

Risco de efeito cascata no setor de turismo nacional

Com a projeção de queda de turistas estrangeiros em Nova York, outras cidades americanas também podem ser afetadas. A Califórnia já alertou para retração de 9% nas visitas internacionais em 2025.

Essa tendência pode desacelerar ainda mais a recuperação da indústria de viagens nos EUA. Desde a pandemia, o setor de turismo vinha tentando retomar patamares pré-crise, e o enfraquecimento do fluxo internacional coloca em risco essa trajetória.

Além disso, empresas aéreas e redes hoteleiras devem repensar estratégias, considerando a mudança no perfil dos visitantes e possíveis ajustes em preços e serviços.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas